8 de março de 2006

Dias Internacionais Que Voam!

Sou contra os dias internacionais seja do que for mas compreendo a sua existência. Afinal, somos tão estúpidos que precisamos de que alguém nos lembre de que há coisas que são importantes uma vez por ano. Mas atenção... Só uma vez por ano. "Uminha" só...
Os dias internacionais são internacionais para parecerem mesmo uma coisa importante. Para as pessoas não pensarem que aquilo do dia especial é uma inovação do país em que residem. Assim que ouvem ou lêem internacional pensam logo: "ah... afinal, isto deve ser importante porque no Burkina Faso, no Casaquistão, na Bélgica e nas Ilhas Caimão também há este dia... mmmm... então deve ser isto aquela história da globalização... isto é mesmo importante... ah pois é..."
Pois eu, nos dias internacionais, faço exactamente aquilo que faço nos dias que não são internacionais e que, por isso, devem ser apenas nacionais. A não ser que também seja só um dia esse dia. Por exemplo: Dia Nacional da Mulher. Por falar em Dia da Mulher: obrigado Mundo por me lembrar, uma vez por ano, que a Mulher é importante, apesar de eu achar que isto parece um pouco descriminatório, porque não tenho memória de existir um Dia Internacional do Homem, um Dia do Homem... nem sequer uma Hora Internacional do Homem, um Segundo Internacional do Homem. Mas agradeço... porque senão ainda me esquecia de que existem mulheres, de tanto que tenho para fazer.
Ter um Dia Internacional parece-me coisa de minorias. Quem inventou o Dia Internacional da Mulher deve ter pensado: "se a malta arranjasse um dia para as gajas talvez a minha mulher deixasse de me chatear sempre que eu chego a casa e me ponho a ver televisão na sala! Dava-lhe flores e só me preocupava outra vez no aniversário dela e no Natal! Um Dia Internacional é que era bom!"
Eu sou pela igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. E levo isto muito a sério. Se eu entrar num comboio ao mesmo tempo do que uma mulher, ambos temos a mesma oportunidade de ocupar o único lugar vago da carruagem. Verei nela um homem que apenas quer chegar àquele lugar primeiro do que eu... Se eu for mais rápido azar o dela. Mas ficarei de consciência tranquila porque numa luta com armas iguais eu não descriminei aquela mulher. E ela, certamente, olhará para mim como um homem que a respeitou.
O cavalheirismo não é senão uma encapotada forma de machismo. Fazer os trabalhos mais pesados pela mulher só a diminui como pessoa e ela não merece isso. Mulher que quer igualdade não aceita actos de cavalheirismo porque isso a remete para uma condição de subalternidade, "vítima" da condescendência masculina, como se na sua testa tivesse um cartaz dizendo: "Eu não sou capaz! Eu sou mulher! Um homem que me ajude!"
O Dia Internacional seja do que for é uma parvoíce e o da Mulher ainda mais...
Mas... que querem?... Somos todos uma cambada de idiotas e precisamos de que alguém nos diga isso... uma vez por ano.

A verdade verdadinha... é que há muita gente a desempenhar mal o seu papel no mundo. Só por isso é que são necessários estes dias internacionais...

Vivam as mulheres! Vivam os homens! Vivam os resultados das multiplicações dos homens pelas mulheres!

Sem comentários: