14 de novembro de 2005

agência portuguesa de revistas



algures na década de 40 (penso eu) do século passado, mário de águiar e antónio dias fundaram a agência portuguesa de revistas.
Image Hosted by ImageShack.us
ali para os lados de campo de ourique.



a agência portuguesa de revistas foi pioneira em muitas coisas.

foi a primeira editora a ter uma 'carteira' de revistas de banda desenhada.
com o adicional de ter o que de melhor se publicava no mundo.

o principe valente, tarzan, rip kirby, o jonhy hazard, rip kirby, lance, mandrake, os heróis da marvel, da walt disney antes da invasão brasileira via abril editora, chegaram-nos através do mundo de aventuras, do condor e do condor popular, águia, ciclone, tigre e muitas outras que podem consultar aqui para evitar que seja demasiado exaustivo.



iniciou a publicicação em portugal dos cromos em envelopes surpresa..

ao tempo o que existiam eram os 'bonecos da bola'. umas figuras de futebolistas que vinham a embrulhar uns rebuçados e que custavam a módica quantia de 1 tostão. cada caixa de folha de flandres onde vinham os rebucados tinha uma bola bola de 'catechou', como nós chamavamos a essa coisa de uma bola de couro com uma câmara de ar em borracha por dentro.

começou com os 3 mosqueteiros comprados directamente à brughera em barcelona e iniciou as edições nacionais com a história de portuigal desenhada pelo carlos alberto, que seria o desenhador de serviço muitos anos. e não parou mais até ao seu fecho no final dos anos 80.

algumas dessas coleções mão míticas.



paralelamente publicou duas das mais importantes revistas da história da imprensa em portugal:

a plateia e a crónica feminina.

a plateia foi, de facto a primeira revista sobre cinema. teatro e televisão em portugal. a única que realmente teve divulgação nacional.

os seus concursos de reis ou rainhas da rádio tinham a importância de um campeonato da primeira liga.

a crónica feminina (que foi muitas anos impressa... a castanho..) foi a mãe e avó de todas as revistas femininas. e foi a pioneira das fotonovelas em portugal (copiadas da brasileira 'capricho')
iniciou aquele formato a6 que agora é famoso para a maria, ana e outras que tais.

a crónica feminina era a bíblia das senhoras.



não obstante ter publicado imensa palha e algum lixo, a agência portuguesa de revistas foi uma editora incontornável para alguém que tenha crescido durante a sua existência.

Sem comentários: