24 de outubro de 2005

conjunto pais & filhos, ou a continuação da matéria dada

ewan mccoll foi um dos maiores nomes da música popular no reino unido.

nenhum outro músico teve tanta influência em várias gerações de músicos folk nas ilhas britânicas. a força que hoje conhecemos na música folk a ele se deve principalmente.
foi, juntamente com a.l. lloyd, respensável pela divulgação do imenso espólio da música tradicional britânica e iniciou o que veria a ser chamado de renascimento folk.
os seus recitais por quase todas as universidades britànicas despertaram na juventude um imenso gosto por aquela música.
nomes como os faiport convention, incredible tring band, steeleye span, watersons, richard thompson, sandy denny e centenas de outros excelentes músicos talvez nunca tivessem existido como tal.
a influência do ewan mccoll no reino unido poderá ser comparado à de josé afonso em portugal (quer na divulgação da musica popular, onde o ewan foi bem mais importante, quer na intervenção política)
grande parte do meu interesse pela música escocesa vem do seu 'classical scotish ballads' (onde canta acompanhado da sua mulher peggy seeger, por sinal meia-irmã de pete seeger), disco descoberto na cave da buchholz há umas dezenas de anos.
este disco
Image Hosted by ImageShack.us

tirando o pretenciosismo do nome, é indispensável para conhecer a sua obra.
e um mais que excelente disco.

do seu primeiro casamento, ewan mccoll teve, além de outros filhos também músicos, kirsty mccoll.

Image Hosted by ImageShack.us
kirsty começou a sua carreira numa obscura banda chamada 'the drugg addix', cujo primeiro ep tinha cações com nomes do tipo: gay boys in bondage, addington shuffle, special clinic e glutton for punishment.
teve os seus pontos mais altos ao cantar para os pogues a melhor canção de natal jamais feita (fairytale in new york), e o seu disco 'kate'.
dona de uma voz poderosa, faltou-lhe no entanto um reportório à altura da voz que tinha.
estando claramente melhor nos registos punk-folk que nos poppy onde pantanou algumas vezes (o que é tanto mais estranho quanto o facto do seu marido, steve lillywhite ser um dos mais importantes produtores da música pop/rock). não deixou de realizar obras bem acima da média.
nos anos 90 era bem mais famosa que o seu pai.
lembro-me a nóticia no público a anunciar a morte do 'pai de kirsty mccoll' e pensar que aquilo dito assim era mais ou menos o mesmo que dizer que o pai do joão soares se ia candidatar à presidência da república.


malhas que a comunicação tece...

infelizmente para ela, sobreviveu muito pouco tempo à morte do pai.

Sem comentários: