26 de agosto de 2005

Fogo e Agua

Nos telejornais da Alemanha, os dois assuntos de que mais se fala säo os fogos sem controlo em Portugal e as inundacöes sem controlo no sul da Alemanha, parte da Suica e Oeste da Austria. Ha fogo de um lado e agua do outro.

Ontem conversei com um amigo nepales sobre a possivel alteracao climatica global. Ja tinha aprendido alguma coisa sobre este assunto num bom documentario da RTP2. Agora voltei a ouvir a mesma tese por outra fonte.

A ideia e mais ou menos esta: o clima de uma regiao nao depende so da latitude e longitude (a localizacao no planeta). Depende tambem da altitude, da proximidade do mar, do tipo de vegetacao e da proximidade de montanhas e serras. O elemento proximidade do mar e muito mais importante do que eu pensava: nao sao so os efeitos dos ventos que cruzam os mares que interessam, sao tambem as proprias correntes marinhas que contribuem para determinar os climas.

Com um pouco de aquecimento global, basta que algumas calotes polares se derretam para que seja possivel alterar o clima global. O que acontece e que estas calotes derretem como que em cima de uma especie de "central das correntes", para os lados da Islandia/Gronelandia. Esta agua mais fria que a do mar, ao cair em cima dessa central, altera o sentido da corrente, com isso altera o sentido de alguns ventos e pode levar a alteracao dos climas em todas as regioes proximas dos oceanos.

O mais grave e que isto pode acontecer literalmente da noite para o dia, com por exemplo uma descida de temperatura quase instantanea na Europa.

E o facto de isto poder acontecer a qualquer momento e de modo quase instantaneo e ao mesmo tempo preocupante e fascinante.

O meu amigo acha que as pessoas não estao suficientemente cientes deste perigo, desta perigosidade. Eu acho que as prioridades paranoicas dos paises talvez devessem ser revistas: a ecologia está em risco, e um risco muito grande, que pode mudar o mundo para pior, de modo irreversivel e instantaneo.

Sem comentários: