1 de março de 2005

de volta à laranjina c

aqui à'trasado, a t postou um poste sobre a laranjina c.
como os comentários sobre o assunto seriam muito longos, aqui vão os mesmos em forma de poste.

a laranjina c era originária da.... laranjina c.
foi, de facto, criada pelo espanholissimo dr. trigo.
e era produzida junto a loures.
teve um poeriodo de ouro com publicidade constante na tv, um grande prémio de ciclismo, e uma equipa de ciclismo com as cores do sporting e onde pontificavam o marco chagas, jacinto paulinho, joaquim gomes, joaquim vieira, paulo ferreira, josé xavier.. uma equipa de sonho.

quando a schweppes comprou a empresa que produzia a laranjina c, os acordos internacionais obrigaram a schweppes a prescidir da utilização daquela marca comercial.
como já possuíam a marca orangina em frança, que até tinha uma garrafa que se podia associar à da laranjina C (menos em forma de laranja redonda e mais na forma da actual perrier ou da nova vidago sabores ou da frize), não fizeram mais que substituir a marca laranjina C por oranjina.

posteriormente a schweppes comprou a igualmente espanholíssima trinaranjus.
a junção de duas marcas a competir no mesmo 'target' (mesmo que uma fosse com gás e a outra lisa) e a falta de massa crítica para investir em marketing e publicidade nas duas marcas em simultâneo fez cair a oranjina. isto adicionado a uma mudança da fórmula (apenas em portugal) que alterou o sabor da oranjina e que afastou os consumidores fiéis.

Sem comentários: