28 de junho de 2004

Falando da crise política...

...e para dar uma opinião que é tão boa como qualquer outra

Apesar de tudo, acho legal e legítimo, que não se recorra a eleições antecipadas e se forme um novo governo dentro da actual maioria. É que os governos não assentam num "candidato a primeiro-ministro", mas sim numa maioria parlamentar, que se mantém inalterada. Já houve casos de governos que cairam, como o primeiro de Mário Soares, e se formou um novo governo dentro do mesmo quadro parlamentar (coligação PS-CDS). Já houve um primeiro-ministro (Sá Carneiro) que morreu e formou-se um novo governo baseado na mesma maioria parlamentar.
O caso de Guterres foi, em meu entender, diferente. Não havia uma maioria parlamentar clara (havia um empate "técnico") e foi ele próprio que disse (juraria...) que não havia condições para governar e ia solicitar eleições antecipadas ao Presidente de República.

De qualquer modo, acho que é uma reles fuga, e uma traição do Durão, aos compromissos assumidos.

E assusta-me, sou sincero, assusta-me, pensar no Santana Lopes à frente desta marmelada toda.

Sem comentários: