4 de agosto de 2003

Segunda feira

....Pois claro que Lisboa está deserta, T... É que aqui a invasão já começou há algum tempo. Vêm de todos os lados, chegam, ocupam, instalam-se, desinstalam-se, mudam-se, trocam-se...sei lá!
Os de Lisboa notam-se logo, mais apressados até a ir para a praia, no olhar mantém aquele brilhozinho de stress de quem espera uma bicha a todo o momento e geralmente não largam o telemóvel, nem para o banho. "São os loucos de Lisboa, que nos fazem recordar..." como diz a canção!
E depois também gostam de vir ao hospital, embora a mim não me chateiem muito. Mas dizem-me que lá pela Pediatria é uma loucura, aparecem por tudo: o cócó está duro, ou então está mole demais, ou porque tem febre, ou ranho no nariz, ou cera nos ouvidos, ou ainda borbulhas no corpo! (na minha terra diziam que estava com uma bortoeja). A última moda é os pais aparecerem lá prás cinco da matina com o rebento adoentado. Acabados de sair da última festa laranja do clube T, a avó (nos mais out) ou a ama (nos verdadeiramente in) disse que o menino tinha febre, 37,8º para aí. E lá vem tudo para o hospital. O pai já enxaropado de olhar aparvalhado, a mãe esfuziante ainda com o ritmo no corpo, a ama (...ou a avó) desconfiadas e temerosas de tudo e o puto geralmente a dormir que nem um santo. Acaba por acabar (uma boa redundância!) tudo em nada e lá volta a procissão pró apartamento preparar a agitação do dia que se segue.
Enfim, que fazer? Eu até acho que o Algarve nem é assim tão bom.... até está aqui Espanha tão perto, tão barata, tão tudo, mas "eles" insistem... Há que aguentá-los!
Nos últimos anos tem aparecido nova gente. Há dez, doze anos eram raros, muito raros, mal se notavam. Mas agora não! Notam-se logo, mais espalhafatosos, barulhentos e o sotaque não engana. É o pessoal do Norte, carago! Porto e arredores... Além do mais olham para isto com um certo desdém como quem diz: "o cué, é isto o Algarbe?" E nota-se que lá bem no fundo se sentem numa gesta, como o Afonso Henriques, a conquistar a mourama! Bom...neste caso confesso: é uma embirração minha, pronto! Até são mais simpáticos, gosto daquela pronúncia (especialmente nas mulheres!) mas há qualquer coisa que me chateia... que se há-de fazer! O meu coração é vermelho, vermelhão, não sei se percebem.
Mas, e isto é muito importante, o pior, pior desta terra... são os Algarvios! mas essa história fica para outra vez. É que o meu coração além de vermelhão é pachorrento, do tipo alentejano...
...
Chega, por hoje... e não levem muito a sério este bairrismo, é só por falta de assunto! :)))
E tu vê lá T, lá para quinze de Agosto ficas só tu, mais uns cinco (a contar com o cão!) e os eternos pombos, que esses nunca largam as suas estátuas.

Sem comentários: