17 de novembro de 2011

Descubra o sol

"... e depois descubra o sol, e da sombra emerge o amarelo brilhante deste vaso de mimosas. É bastante: um só vislumbre nascente, eis-me cheio de uma alegria confusa e surpreendente. É uma tarde de Janeiro que me põe assim em frente do avesso do mundo. Mas o frio permanece no fundo do ar. Por toda a parte uma película de sol que estalaria com uma unhada mas que reveste todas as coisas de um eterno sorriso. Quem sou eu e que posso eu fazer senão entrar no jogo das folhagens e da luz ? Ser esta luz em que o meu cigarro se consome, esta doçura e esta paixão discreta que transparece no ar. Se tento atingir-me, é mesmo no fundo desta luz. E se tento compreender e saborear este delicado sabor que revela o segredo do mundo, é a mim mesmo que encontro no fundo do universo. Eu mesmo, isto é, esta extrema emoção que me liberta do cenário. Ainda há pouco, outras coisas, os homens e os túmulos que eles compram. Mas deixai-me cortar este minuto no tecido do tempo. Outros deixam urna flor entre as páginas, encerram nela um passeio em que o amor os aflorou. Eu também passeio mas é um deus que me acaricia"

Albert Camus, O Avesso e o Direito, Colecção Miniatura, Livros do Brasil, Capa de Bernardo Marques

Sem comentários: