"História do Macaco que do rabo fez viola
Era uma vez um macaco macacão que vivia nos ramos duma velha árvore, fronteira a uma barbearia. O macaco macacão, tantas vezes viu os senhores barbudos irem ali fazer a barba e saírem de lá todos bonitos e fresquinhos que nem uma alface que, resolveu entrar na barbearia, sentar-se numa cadeira, pegar num jornal, como vira fazer o vizinho do lado e esperar a sua vez, O pior foi que pegou no jornal de pernas para o ar, o que fez rir toda a gente, principalmente o barbeiro, que era um rapazote alegre e folião.
O macaco não gostou da gracinha e, quando se apanhou com a barba feita e a cabeça do barbeiro a jeito, tirou-lhe um punhado de cabelos.
O barbeiro, furioso, cortou-lhe o rabo. O macaco foi-se embora, mas depois pensou consigo, que o barbeiro não tinha o direito de lhe cortar o rabo e voltou atrás a pedir-lho.
— Ora eu sei lá do seu rabo! Atirei-o para cima do telhado e algum gato veio e chamou-lhe um figo (…)
Contos Tradicionais, por Salomé de Almeida
2 comentários:
Eu do rabo fiz navalha, da navalha fiz um pao, do pao fiz uma sardinha da sardinha fiz camisa, da camisa fiz farinha, da farinha fiz menina, da menina, fiz viola! e agora, vou me embora par'Angola!
Anónimo, estava mesmo a pensar nessa lenga lenga que me diziam em pequenina!
Enviar um comentário