11 de outubro de 2010

Engrelhar sardinha





Esta é a capa principal de um livro sobre a industria conserveira no Concelho de Matosinhos.
 
É uma obra bastante completa que conta a história das várias fabricas que existiram e das que restam desde o inicio até aos dias de hoje.
 

A foto que vem na capa deste livro é de 1958 tirada na que foi nossa fàbrica em Matosinhos. Representa as trabalhadoras a "engrelhar" sardinha. isto é antes o peixe tinha sido descabeçado e posto em salmoura. Engrelhar é, era a operação de colocar o peixe numas grelhas antes de ir para as estufas cozer. Chama-se a este conjunto de operações Pré-cozido, que é o processo tradicional de fazer boas conservas. Actualmente as fábricas utilizam práticamente o enlatamento em crú (o peixe é enlatado crú, cozendo posteriormente dentro da própria lata). Desta forma a qualidade fica muito aquém do fabrico tradicional.


Clicar para ampliar.
Texto e imagem de Zé Nero

1 comentário:

Miguel Gil disse...

Fico deveras interessado em ler este livro! Profissional e pessoalmente interesso-me por este tema! A imagem ilustra muito bem o elevado número de mãos femininas, batas e lenços brancos necessários neste método operatório da produção conserveira de peixe.