8 de julho de 2010

A vingança

Image and video hosting by TinyPic

Pobres vítimas, Almanaque Bertrand 1916

2 comentários:

Miguel Gil disse...

T. esta Vingança Heróica lembrou-me uma história. É particular mas vou contar.

Fiz todo o meu percurso liceal no Liceu D. Pedro V, penso que o primeiro liceu, a par do Liceu de Setúbal, a ter aulas mistas, com ambos os sexos.
No meu 3º ano do liceu tive, na disciplina de Francês, uma professora chamada Berta.
A professora Berta era bastante feia, baixa, magra, sem peito, pernas peludas, ostentava um buço de fazer inveja a nós imberbes adolescentes, tinha o cabelo curto, vestia saia (certamente contrariada) com camisa branca ou bege e sapato raso.
Como era muito comum nessa altura, a professora Berta também tinha por hábito contar, durante as aulas, histórias da sua vida particular.
Um belo dia, a professora Berta resolve contar a história da sua ida, acompanhada das suas duas irmãs, ao Castelo de Elvas (ou Estremoz, não posso precisar).
Eu resolvi que desta vez ia tentar agradar à professora, ia ficar muito atento à história.
- As minhas irmãs e eu quando lá chegámos combinamos fazer uma corrida. Ver, qual de nós as três, chegava primeiro ao cimo do castelo.
Faz uma pausa, olha a turma, repara que estou atento à sua história e passa a dirigir a sua narrativa na minha direcção. Continua contando:
- Começámos a corrida ao mesmo tempo e a minha irmã que fuma e é casada ficou logo pelo caminho. A outra, a que não fuma mas é casada, conseguiu chegar até meio do percurso.
Apercebe-se que mantenho a atenção na sua história e fixa o olhar em mim.Afirma de forma vibrante:
- E eu consegui chegar em primeiro visto que não fumo nem sou casada…
Interrompo o seu discurso, com a minha inocência de treze anos, libertando a palavra fatal:
- Pudera!
O silêncio ecoou pela sala. Que olhar gelado me lançou a professora.
O resto da história resume-se à ‘vingança heróica’ da professora Berta que se abateu sobre mim e os meus irmãos Teresa e João (futuros alunos dela). Implacavelmente chumbo aos três.

T disse...

Acontece...Infelizmente há
professores assim:) Obrigada Miguel:)