saramago foi um dos mais mal amados escritores portugueses.
provavelmente também um dos mais mal lidos.
por mal lido entenda-se os que dizem que gostam apenas porque sim e aqueles que não gostam apenas porque não, ou seja por razões que não têm directamente a ver com a sua escrita.
obviamente que não incluo aqui os que não gostam dele pelo que escreveu ou como escreveu.
as preferências e os gostos na literatura não são, felizmente, uma coisa unânime.
pela minha parte, acho que acabou de morrer um dos mais determinantes escritores da lingua portuguesa.
e isso faz-nos muita falta
5 comentários:
Cada escritor terá em princípio um «estilo» embora, para quem tenha lido Saramago desde os primeiros títulos, haja o atrevimento de referir o entusiasmo gerado por alguns dos seus livros versus algum cansaço 'respiratório' trazido por outros. Poderá tornar-se controverso referir que a frase longa e não pontuada será certamente um deles, situação quase a levar a pôr em prática um dos 'mandamentos' do leitor sugeridos por Daniel Pennac «ter o direito de largar um livro a meio da leitura» o que, inexplicavelmente (ou talvez não), nunca sucedeu . Aderir a um escritor ou rejeitá-lo não pelas linhas de texto que produz parece redutor (p.e.: não gera empatia enquanto pessoa, não há identificação com algumas das posições do cidadão ou outros pareceres completamente à margem).
Curiosamente, só aqui pelo post recebi em primeira mão a triste notícia, ficando dois breves apontamentos:
- o seu comentário após ter sido agraciado com o Nobel «nunca fiz nada para receber reconhecimento ou prémios, o que de bom me aconteceu ao longo da vida surgiu casualmente e sem o desejo de competir»;
- o facto de ter sido, uma vez mais, evocado há 4 dias no exame de Português através da obra Memorial do Convento no que diz respeito ao contributo da personagem Blimunda relativamente ao sonho de voar (corporizado em Bartolomeu de Gusmão).
enquanto estilo, a 'frase longa não pontuada' (ou pouco pontuada..), é-me particularmente agradável.
dá ao leitor a obrigação de maior cumplicidade com o texto porque o facto de lá não estar o sinal gráfic, não quer dizer que lá não esteja a pontuação.
correndo o risco de me estar a 'esticar' com a comparação, é um pouco o que faziam na idade média os que cantavam o que hoje se chama canto gregoriano:
estava lá a partitura toda e, em baixo, à parte, estava o texto.
a quem cantava cabia-lhe encaixar a frase literária dentro da frase musical.
Olá!
Confesso que apesar de não gostar do Saramago enquanto pessoa,já li algumas obras. Diria que nem gosto,nem desgosto. Não é dos escritores que mais gosto ou admiro, mas a escrita tem 1 certo estilo que me desperta a atenção.
É triste não porque se perdeu um prémio nobel,mas porque é sempre 1 perda o falecimento de um escritor.
Abraço
Lena
Já conhece as 12 Aldeias Históricas de Portugal? Não perca tempo, venha descobri-las orientado pelo livro “Aldeias Históricas de Portugal – Guia Turístico”. Veja um excerto da obra em www.olhodeturista.pt ou adquire-a já na loja virtual. Mais informação, contacte-nos para aminhaldeia@sapo.pt
É sempre difícil ser profeta no próprio país....enquanto vivo, só se jogar à bola....
é triste toda esta hipocrisia a que assistimos... Agora Saramago é 'herói' nacional... Eu que gosto e admiro a sua literartura gosto mais e admiro mais o homem que defendeu contra tudo e contra todos aquilo que acreditava. Neste país que só louva os mortos, ele está agora a ser 'usado' onde sempre foi repudiado!! Triste...
Enviar um comentário