14 de julho de 2009

Uma freguesia do concelho de Sintra

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

(com os agradecimentos à Catarina Pardal pela divulgação do livro)

São Miguel de Odrinhas é, actualmente, o grande centro de estudos do período romano, não só do concelho de Sintra e de Portugal, mas também da Península Ibérica. Graças ao interesse e ao trabalho pioneiro de dois grandes vultos da cultura nacional do século XVI, Francisco de Olanda e André de Resende, São Miguel de Odrinhas é hoje considerado o primeiro museu de sítio do mundo e um dos mais importantes museus de epigrafia romana. É que estes dois fantásticos artistas e estudiosos recolheram vários materiais de origem romana – muitos deles com importantíssimas inscrições – que se encontravam espalhados pelas várias localidades da região e aí os reuniram e preservaram até à actualidade, possibilitando-nos, assim, um conhecimento muito mais profundo dessa longínqua época da nossa História. […]
Quando, em 711, os árabes derrotaram o rei visigodo D. Rodrigo na batalha de Guadalete, depressa dominaram grande parte da Península Ibérica. Datará, assim, do século VIII a ocupação árabe da região de S. João das Lampas. Novas tecnologias agrícolas, novos conhecimentos na arte de trabalhar a terra, novas engenharias de aproveitamento dos recursos naturais.
O impulso dado por engenhos como a azenha, o moinho e a nora na agricultura da época é incalculável. E que seria da paisagem da freguesia de S. João das Lampas sem os seus característicos moinhos? Por certo mais nua, mais despida de memória.
(transcrito com supressões)
João Rodil, Freguesia de S.João das Lampas: História e Tradição, 2009.

10 comentários:

Teresa Santos disse...

Obrigada pelo excerto que transcreves relativo a Odrinhas. Dá-nos (a mim) elementos que desconhecia. É que adoro Odrinhas e arredores - mas não os dormitórios. Esses, são de fugir!
Abraço

teresa disse...

Os dormitórios são sempre locais tristes, Teresa, infelizmente a solução para tanta gente.
Quanto à história da região, ela é muito mais rica do que o excerto que serviu, como é claro, para despertar curiosidade. Saliento ainda a 'sintriana', conjunto de literatura sobre a região (lendas incluídas) que penso já tenha transitado do palácio Valenças para as instalações mais recentes da biblioteca de Sintra.
O excerto não refere outro grande nome na origem do museu de Odrinhas (o livro refere-o,como não poderia deixar de ser) o do professor Joaquim Fontes, cujas netas foram minhas colegas de escola.

Luisa disse...

Ah! Foi a minha sobrinha que divulgou o livro.

É uma região que me apraz muito!

teresa disse...

Luísa, não me diga que é tia da própria Catarina, foi ela quem mo emprestou. Amanhã vou conversar com ela (e devolver-lhe o livro):) 'It's a small world'. Felizmente, apesar de termos um país tão pequenino, ainda existem várias regiões aprazíveis.

Luisa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luisa disse...

A Cati é mesmo minha sobrinha.
Muito ESPECIAL! Conhece os meus sobrinhos-netos? Lindos.....espero muito deles.
O Mundo é mesmo pequeno.........

teresa disse...

Conheço, a M. é muito reservada, mas um doce e o R. é divertidíssimo, quando assiste às nossas aulas de Pilates acaba por me fazer rir (e lá me desconcentro), sobretudo na altura em que devemos ficar em silencio total e concentraçao absoluta;)

Luisa disse...

A M. é muito reservada mas um doce e com uma personalidade muito vincada! O R. é desconcertante!!!

Anónimo disse...

Onde poderei encontrar esse livro á venda?
Obrigado

teresa disse...

O livro teve uma tiragem muito reduzida e é edição da Junta de Freguesia de S. João das Lampas, talvez por lá ainda se possa encontrar algum exemplar, desconheço se se encontrará à venda.