15 de novembro de 2008

O chapéu

Image Hosted by ImageShack.us

Chapéus há muitos, seu palerma, como dizia assim Vasco Santana.
Mas afinal, um homem elegante era obrigado a usá-lo. Mais ainda, a sua prestimosa mulher devia equipá-lo com o dito.

Tudo a bem da saúde.

4 comentários:

Anónimo disse...

Elegantíssimo reclamo.
A qualidade do desenho, sobretudo o chapéu (a sugestão das 3 dimensões, a verosimilhança do tecido...) é digna de nota.

Interessante também que o texto se destina (apenas aparentemente(?)) às senhoras, uma vez que apelar à vaidade dos homens poderia considerar-se, digo eu, uma desconsideração.

Seja como for, a verdade é que hoje em dia não existe um modelo de chapéu que os homens possam usar com confiança, se não por questões de elegância, por causa do calor nos dias quentes.
Eu uso um boné, mas em certos contextos não dá jeito nenhum.
É uma falha grave na indumentária masculina actual.

gin-tonic disse...

Lembra-se do pai usar chapéu e gostar de o ver de chapéu. Nunca usou chapéu. Em tempos usou uma boina basca, hoje usa um boné que o filho lhe trouxe da Irlanda.
Declara-se adepto, incondicional, de uma mulher que use boina ou chapéu. Empresta-lhes um certo "glamour", a que nunca fica indiferente...

Anónimo disse...

Não sei se o gin-tonic sofre com o calor na cabeça, como eu (sei é que pode subir e aquecer a cabeça, se beido sem moderação), mas não é de agora que eu me deparo com estes prolemas: um boné às vezes é o ideal outras nem por isso; uma boina é demasiado 'armado em qualquer coisa' para o meu gosto; os chapéus antigos são interessantes, mas no seu contexto...
Desde a idade média, pelo menos, que os homens sempre tiveram com que cobrir a cabeça sem problemas destes, parece-me.
Na nossa época, talvez devido ao mito do 'bom saudável', que faz jogging ao sol e ao frio, não há opções satisfatórias para o comum dos mortais, apesar de vivermos na era do design, da moda, da roupa confortável e adaptada (supostamente) às necessidades do consumidor.

gin-tonic disse...

Sim o boné que usa, pura lã virgem irlandesa, torna-se bastante quente, mas guarda-o apenas para as manhãs ou noites de alguma humidade. É que o cabelo, para além de embranquecer, também se vai tornando escasso.
Quanto ao gin-tonic subir e aquecer a cabeça, é uma outra história. Por uma ou outra vez, excede-se, mas por norma gosta de beber os copos nunca que os copos o bebam a ele…
Já agora entende que para uma mulher usar chapéu não são necessárias ocasiões especiais.
Não se sente abalizado para explicar de outra forma mas é uma questão de gosto… seu gosto. E boina também. Não esquece nunca, para além de outras, a que a Greta Garbo usava no “Ninotschka”.
Sempre o raio do cinema…