'portugal roza el milagro ante letonia'
assim titulava o site oficial do eurobasket o artigo que analisava o jogo entre portugal e a letónia.
de facto, finalmente portugal pareceu não acusar o pavilhão, não acusar uma equipa com o historial da letónia e fez um jogo quase sem falhas a defender e com pressão atacante que possibilitou a marcação de mais lances livres que no conjunto dos dois jogos anteriores (e com uma percentagem 'perfeita' de concretizações).
no entanto, olhando para as estatísticas, temos uma média de 26 faltas por jogo e 19 (!!) turnovers.
mas a verdade é que, olhando para o que escrevi ontem e anteontem aqui, a esta hora deveria estar a comer as folhas da impressora dos textos sobre a impossibilidade da qualificação portuguesa.
se portugal tinha roçado o milagre ao ganhar pela primeira vez a uma 'histórica' equipa da letónia, o milagre da croácia a ganhar a uma nervosíssima equipa da espanha que se julgava invencível não foi um milagre menor.
afinal a história da invencivel armada repetiu-se (mesmo achando eu que o lançamento espanhol no último segundo deveria ter tido uma falta contra a croácia... (por muito menos se marcaram faltas neste campeonato).
portugal está pela primeira vez na final dum campeonato europeu por direito próprio (a presença em 1951 foi a convite...). e aquilo que se adivinhava como uma passagem sem história, afinal revelou-se um engano.
aquela que é claramente a equipa mais fraca do europeu, consegiu passar à fase seguinte é já pode ir aos saldos do corte inglês ao passeo de la castellana.
parabéns.
para quem ainda não aprendeu a gostar de basquetebol, aconselho a ver os 4 últimos minutos do jogo entre a croácia e a espanha, quando de uma posição de 70-77 a espanha passa para 81-77 e se mantém a ganhar até...3 segundos do fim quando um tiro de fora dá os 3 pontos que a croácia (e portugal) precisavam para ganhar. e quando mesmo com apenas 3 segundos para jogar e a espanha com a classificação assegurada tenta o lançamento que lhe permitiria a vitória (quanto a mim travado em falta.... felizmente sem sancionamento de nenhum dos 3 árbitros).
o oposto podia ser verificado no 'porto canal' que transmitia o russia-grécia e onde os dois palermas de serviço comentavam o jogo ao estilo da sic quando transmitia uns concursos japoneses há uns anos, com comentários do estilo de 'vamos lá ouvir o que diz o treinador grego. mmm não percebo uma palavra do que ele diz mas concordo plenamente', ou 'ainda bem que estamos aqui sentados e não lá dentro'.
ver um jogo com gente desta a comentar é vomitante.
Sem comentários:
Enviar um comentário