11 de setembro de 2007
11 de setembro
hoje é o dia das efemérides.
mesmo que 90% das referências a essas efemérides se resumem a uma apenas.
hoje é o dia em que o governo democraticamente eleito no chile foi derrubado por um golpe de estado fascista patrocinado pelos americanos e que custou muitos milhares de vítimas.
hoje é o dia em que o mercenário inglês mariscal, duque de berwick, a mando da casa de burbon arraza barcelona e começa, simbolicamente em sangue, muito sangue, a dinastia dos burbons em espanha.
estes casos, como o da luta entre a casa dus burbons, de frança e a casa da áustria era imensamente comum na europa monárquica em que as famílias reais casavam entre si na tentativa de subjugar os povos e que, se a portugal custou 'apenas' 60 anos da sua independência, a alguns povos custou a sua independência para sempre.
exemplos como a oferta, como se fosse um bem pessoal, de bombaim ou tânger como dote do casamento de catarina de bragança com carlos II de inglaterra, são bem exemplo da forma como a nobreza via os reinos como sua propriedade, habitados por outras propriedades suas, os povos.
mas hoje é também o dia em que em londres, na abbey road, 5 jovens gravam uma canção que iria mudar o mundo.
no dia 11 de setembro de 1962, john lennon, paul mccartney, george harrison, alan white e richard starkey, aka ringo starr gravaram 'love me do',não apenas o seu primeiro single, mas também a primeira canção assinada como sendo da dupla lennon-mccartney (mais tarde saber-se-ia que muitas das canções assinadas pela dupla era de apenas um deles).
o balanço ao fim do dia não é favorável à liberdade.
fiquemos com a memória do começo duma aventura musical que ainda hoje temos o prazer de ir descobrindo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário