26 de março de 2007

Os grandes portugueses

Image Hosted by ImageShack.us


Que se trata dum passatempo, ninguém contesta. Nem que existiu uma evidência suprema de votos numa figura suprema do Estado Novo, odiada por muitos e que julgávamos definitivamente morta e enterrada.


E ressurge porquê? Muito obviamente, como foi dito, pela contestação à realidade social, económica e política portuguesa. Pelo ignorância do que foi o Estado Novo. Porque temas como a Guerra Colonial e os mecanismos de repressão existentes estão completamente esquecidos. Por último, a responsabilidade imensa dos intelectuais de esquerda nesta questão. Nem vou falar da medonha prestação de ontem da senhora do PCP, porque me incomoda o fígado.
De tanto se falar em fascismo, sem explicar e conhecer o que foi o Estado Novo, tornou-o um lugar comum sem sentido.
Em vez disso existe uma nostalgia duma realidade segura e calma, onde tudo era previsível.

Trata-se de um resultado dum concurso mas também uma advertência ao senhor primeiro ministro e à esquerda portuguesa. Muito séria e que deve ser levada em conta. Não gostaria de ouvir chamar mentecaptos aos portugueses, que votaram Salazar neste passatempo . Nem o penso aliás.
É sintoma que algo está profundamente mal e não é no reino da Dinamarca. Desespero,pobreza, insegurança e uma enorme apreensão em relação ao futuro.

Sem comentários: