30 de julho de 2006

A experiência é madre das coisas

Era para ter escrito isto ontem, mas não me apeteceu.
Há dias que são destinados a estar enfronhado e a pensar levemente. E foi o caso.

O que faz um blog durar? Sem dúvida ter um núcleo duro que o sustenta e anima, que o polemiza, alegra ou compartilha. É isso que nos faz preocupar uns com os outros e a percebermos o que está nas entrelinhas ou mais além delas. Também provoca zangas, discussões e mesmo cortes.
Muita vezes este espaço parece-me uma família italiana barulhenta, em que todos querem ter razão. Mas a insistência de em ser dono/a da verdade pode levar a cortes de comunicação.

O que pode melhorar? Acho que muita coisa. Há muita gente que não escreve porque acha a sua escrita pobre, comparativamente à de outros. E esta é uma questão a ultrapassar definitivamente.
Aqui valorizamos a expressão da experiência individual, das nossas dúvidas e das nossas certezas, é favor abstrairem-se de questões formais. Escreve-se porque apetece. Mas respeitando os outros.

Fui educada pelos meus pais a saber ouvir o que os outros me diziam e a aprender coisas novas. É óptimo aprender com quem sabe: aprendi aqui já muita coisa com o Carlos, o ABS, o Gasel, o Orlando, a Maria , o joseb, o Tiago ,o sombra clara, o Kino,o POL,a Erre, a Lulu.....e tantos outros postadores.
Reconhecer que ainda não sabemos quase nada, por mais que tenhamos lido ou vivido é a premissa essencial de se conseguir estar na vida de forma receptiva. E experienciarmos o que aprendemos.
E daí imaginarmos...e multiplicarmos.

Desde miúda que valorizei muito esta definição de vida, apesar da muita verdade que tenho por descobrir :

"A experiência é madre das coisas
e por ela soubemos radicalmente
a verdade"


Duarte Pacheco Pereira, " Esmeraldo de Situ Orbis "

Sem comentários: