Se uma pessoa encontra satisfação numa determinada coisa, como por exemplo, a ouvir Ágata, que direito tem outra pessoa que se satisfaz a ouvir musica mais complexa (não estou a discutir quanto), tal como, Jeff Buckley, de criticar os gostos da pessoa que ouve Ágata?
O unico ponto onde se pode argumentar será que Jeff Buckley é melhor que Agata. Mas o que interessa realmente, é o nivel de satisfação que se obtém.
Se a pessoa-Ágata passa-se completamente de extase a ouvir Ágata, tal como a pessoa-Jeff a ouvir Jeff Buckley, a pessoa-Jeff não tem bases para criticar os gostos da pessoa-Ágata. A pessoa-Jeff pode dizer que se obtem um prazer maior a ouvir Jeff do que Agata mas isso apenas será o ponto de vista dela, pois a pessoa-Agata achará que dá muito mais prazer ouvir Ágata.
Resumindo, os gostos e as satisfações que se obtêm são muito pessoais, pois eu posso enfiar à força chouriço de sangue pela minha goela abaixo e tenho a certeza que nunca vou gostar daquilo.
Reparem que se pode comparar musica com comida. As pessoas que adoram chouriço de sangue não compreendem como eu posso achar que tenho de ir vomitar se comer aquilo.
Sem comentários:
Enviar um comentário