17 de novembro de 2011

Português Suave


























Após a extinção do ‘suave’, apresenta-se agora a extinção do ‘Português’.
Para alguém que, como eu, tem o estúpido gosto de fumar e se iniciou exactamente pelo ‘Português Suave’, esta notícia é catastrófica, equivale-se às medidas da tróica. A propósito, porque é que anda toda a gente a escrever tróica com ‘k’?
Nesta terra em que se vai perdendo as referências identitárias, excluir a Torre de Belém da imagem gráfica dos maços de tabaco é mau sintoma.
Pior de tudo é que o ‘Português’ se vai passar a designar ‘LM’. Podiam ter escolhido algo menos impessoal, a não ser que seja uma referência invertida à chanceler alemã MerkeL.

7 comentários:

Carlos Caria disse...

Como marca de tabacos LM, não é novidade, pois a mesma já existiu nos meios tabaqueiros.Criativos rascas. Até a criatividade está em baixa.

Luísa disse...

Afinal não passa a ser nada... essa marca existe por todo o mundo... o Português, suave ou não, era isso mesmo, português. Estou com o Carlos Caria, criatividade pouca e fraca!!!

I wanna be Nuno Rogeiro disse...

Caríssimos, a LM é uma marca já existente no universo Philip Morris, proprietária da Tabaqueira há largos anos e das suas respectivas marcas. Ainda assim, é mau acabarem com uma marca nacional, arriscam-se a perder-se na estereotipia do mercado.

Miguel Gil disse...

Pois bem, eu sei! LM existe há muito tempo.
Contudo a questão centra-se na ligeireza com que aceitamos a perca de elementos identitários.
Também a Estátua da Liberdade existe há muito tempo, tal como a Torre de Belém, e não vejo razão para as trocarmos.
Eu tenho a estupidez de fumar, mas continuo a gostar muito de ser identificado como português.

Carla Jané disse...

Lembram-se dos Definitivos? Sem filtro, finos e curtos, numa embalagem lindíssima com as cores da bandeira do Reino Unido. Nunca fumei os primos Provisórios, igualmente bonitos, pois o Sr. Joel se recusava a vender-mos, alegadamente por serem próprios para "duques", categoria em que claramente não me incluia. Ambos desaparecidos. Uma pena.
Cumprimentos

Carlos Caria disse...

Sempre ouvi dizer que mais valia fumar Definitivos provisóriamente que Provisórios definitivamente, tal a má qualidade do tabaco, e quase só para gente de parcos recursos, isto para não falar nos Kentucky, mesmo só para gente pobre.Pobre tinha de morrer com o veneno mais barato.

Joaquim disse...

nada a ver... fumo pt vermelho a mais de 10 anos e sempre pensei que fosse apenas o nome a mudar mas qdo experimentei parecia que tava a fumar pelos do cu. se o pt acabou por falta de procura nao sei quem procura lm, alias sempre ouvi dizer que lm é tabaco de..