5 de outubro de 2011

Particularidades do aquecimento global



(imagem:toonpool.com)

I- Quando o trabalho se acumula e existe o privilégio de se poder exercê-lo em horário flexível, decide-se madrugar. Pela primeira vez, um desafio que se tem evitado: ser a primeira a chegar e ter de lidar com o alarme das instalações. Tendo a convicção de tudo ter sido feito  segundo a cartilha, dispara a irritante sirene. Vale-nos haver sempre um anjo da guarda ao alcance de uma chamada telefónica. Depois de muita paciência (do outro lado ), consegue-se emudecer de vez o irritante ruído contínuo. Ninguém na vizinhança se incomoda, embora alguns possam ter decerto acordado bruscamente. Fica-se a pensar se os alarmes terão alguma utilidade…
II- Já de regresso a casa, a entrada súbita num comboio na linha e horário supostamente certos. Não é difícil a escolha do lugar, já que mais ninguém se encontra na carruagem… Olha-se com estranheza à volta, associando-se a carruagem-fantasma a alguns filmes ou temas musicais a soar na memória. A velocidade alucinante deste meio de transporte é insólita, verificando-se que o condutor ignora paragens nas estações do percurso. Passados alguns minutos, ouve-se no altifalante que o comboio não se destina ao transporte de passageiros (certamente o maquinista terá visto o ar de espanto da viajante solitária através de alguma câmara de vídeo e o aviso terá sido personalizado...). No pardieiro onde finalmente se consegue sair, a solução é um intrincado trajeto de regresso a casa.
III- Feriado! Pensa-se com euforia… Após algumas compras essenciais, verifica-se, já em casa, o esquecimento de um garrafão de água mineral registado no talão de compra. De volta à mercearia local, a alguns quilómetros de casa , fica-se a saber que o garrafão desapareceu da caixa, mistério… Alguém o terá levado? Deixam, confiantemente, que se traga um outro, sem custos, embora a consciência mande informar a proprietária do estabelecimento sobre as sérias dúvidas da eventual responsável pelo seu desaparecimento, ou seja, poderá ter ficado esquecido junto ao carro, no passeio…
Os dias de calor tropical neste outrora ameno clima atlântico, trazem destes desaires – prefere-se que seja esta a justificação para os recentes desenvolvimentos...

2 comentários:

José Quintela Soares disse...

Quase me atreveria a dizer que teria sido preferível ficar em casa.
Feriados são dias em que tudo parece estagnado na cidade.

teresa disse...

... mas os dois primeiros acontecimentos não foram experiências de feriado, são recentes, mas desaires de véspera de feriado, José Quintela Soares.