16 de agosto de 2011

O importante é comunicar



Insólitos avisos apanhados casualmente em zona turística mediterrânica onde a principal fonte de receitas é o turismo (a par da contrafacção de marcas famosas). Em clima convidativo, sobretudo para quem regressa bruscamente ao nevoeiro e frio sintrenses (basta afastarmo-nos meia dúzia de quilómetros da nossa habitual morada para ver, ao longe, um capacete negro de nuvens sobre a serra), nunca podia ser a divulgação dos letreiros interpretada como troça… É que isto de calor e águas azuis é  assunto da maior seriedade. Longe vai o tempo em que a céltica neblina de uma Avalon nacional trazia evocações românticas. No presente momento, à distância de um local onde só se descansa e nada com lentidão e a temperatura da água do mar é tão ou mais convidativa do que a de algumas paragens africanas ou brasileiras, surgem avisos como os fotografados (só para publicitar o ar condicionado, as versões são múltiplas) como intenção de fazer passar a mensagem, erros ortográficos à parte.



Abrir por estas paragens uma escola de inglês – já que o ancestral fluxo migratório permite a boa parte dos nativos falar com alguma fluência o alemão – será provavelmente um negócio com futuro.



A ideia da escola fica a invadir o pensamento após observação dos guias portugueses que por lá trabalham em “duros” passeios de barco pelo Mediterrâneo ou a saudar de modo amistoso o simpático senhor Mustafa, autor dos melhores gelados da região por fazerem da esplanada contígua - onde também se tem direito ao melhor café da terra - parte do seu escritório informal…

Sem comentários: