Vou hoje escrever, de uma forma sucinta, um pouco sobre o que sei dos Grupos Excursionistas que existiram na cidade de Lisboa.
Ainda existem alguns grupos activos, talvez uns dez no máximo, sendo pelo menos um deles centenário, embora já sem a pujança que tiveram durante os anos 40 a 70 do século passado, uma vez que o movimento associativo decaiu muito nos últimos 30 anos.
Constituição: Formados essencialmente por gente humilde nos bairros operários, eram "montados" de forma espontânea, sem estatutos ou regras definidas.
Sede: Localizados em Tascas, Tabernas, Adegas e Carvoeiros, local de eleição para o convívio e dois dedos de conversa entre o copo de vinho do pipo, uma ginja com ou sem elas, um eduardinho, um abafado, ou o bagacinho da ordem.
Marca e Identificação da "sede" - Quadro na parede com o nome, pintura ou desenho alusivo ao grupo, e fotos dos membros fundadores.
Marcas e rastos dos grupos: Alfinetes de lapela, botões de lapela e programas das excursões.
Função social: Tinham como função social para além do convívio também o fazer bem aos mais necessitados da comunidade, que habitualmente consistia em vestir e calçar as crianças mais necessitadas do bairro uma vez por ano, sendo o número de crianças igual ao número de anos festejados.
Salvo o pouco espólio dos grupos no activo, não existem registos fotográficos das excursões, que sejam possíveis identificar com os grupos respectivos.
História: Somente a oralidade. As conversas, com eventuais "excursionistas" ainda vivos, permitem saber pequenas e deliciosas histórias, mas isso levaria uma eternidade e muitos copos de vinho.
Grupos Almoçaristas e Jantaristas: Também existiram alguns grupos excursionistas,que anexaram ao seu nome, estas designações populares.
Estou a reunir imagens de quadros, emblemas, programas e fotos das viagens,mas a tarefa não é fácil nem rápida. Requer muita paciência e conversa pelas casas, ainda abertas onde estes grupos polularam.
Com a ajuda do blogue, umas achegas e dicas posso vir a enriquecer este trabalho.
1 - Foto de grupo desconhecido
2 - Alfinete de lapela do Grupo Excursionista " Sem Nome ".
3 - Quadro do Grupo Excursionista " Dinheirinho à Vista ".
4 - Programa viagem do Grupo Excursionista " Pintassilgos à solta ".
Texto e imagens de Carlos Caria
5 comentários:
Acho muito interessante este trabalho do Carlos:) Se encontrar alguma coisa digo:)
Se alguem souber de algum grupo, favor indicar, sempre pode ser que tenha por aqui alguma foto ou quadro do grupo ou emblema para mostrar.
Chegou a ir a Alfama?
Sim Luis,
Em vez de um quadro dos "Os 7 amigos do Totobola de Alfama " estavam lá mais três quadros nem menos, de outros grupos, o que para mim foi uma grande e boa surpresa.
Se os quiser ve-los eles estão na Tasca do Horacio na Rua do Castelo Picão.
Abraço de amizade e obrigado pela dica.
Carlos Caria
Fiquei contente por ver esse blogue, pois eu andei em bastantes excursões em Alfama com o Grupo o Festa é Festa e esse papel era para apontar o dinheiro dado todas as semanas, e ainda vou fazer um trabalho mas estou longe de Lisboa era também os grupos de Amigos que era feito nas tabernas e carvoarias, onde tinha a foto dos sócios e eles todas as semanas davam um tanto para ao fim de um ano irem fazer um almoço.
Se souber se esse blogue existe diga por favor
arturbarata18@gmail.com
Enviar um comentário