6 de fevereiro de 2010
Um bom pedante
"O menino há-de sair um bom pedante", dizia-lhe a mãe, Dona Maria II quando ele lhe lia discursos cedo alinhavados . "Grave, demasiado grave, a tua paixão é a de te atormentares".
Estas são as cartas trocadas entre este menino que veio a ser o rei Dom Pedro V e o seu tio Príncipe Alberto (marido da Rainha Vitória). Entre os dois perpassa uma afinidade profunda, meu querido e simpático tio/ teu tio fiel, enquanto discutem política, armamento, projectos de educação, mármores para aqui e para acolá, romãs e outras miudezas mais.
Muito mas muito interessante esta compilação de corrrespondência organizada e anotada por Maria Filomena Mónica, com a tradução das cartas de Dom Pedro por Ruben Andresen Leitão e das cartas do princípe Alberto por Dagmar Mata Reis. Eu ainda vou a meio do livro. Destruída a imagem romântica deste reinado por completo, mas substituída por um contexto muito mais avassalador. A história tem destas coisas. Ambos os protagonistas morreram cedo e muitos hiatos existem para colmatar em termos de documentação ainda a encontrar. Excelente obra. Vou acabá-la no vale dos lençóis.
Edição ICS, Quetzal Editores, Lisboa 2000
Nota: Se a quiserem comprar, encomendem-na à Wook. Dez euros.
E agradeço à T.R. a recomendação sempre certa que só ela sabe fazer.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
6 comentários:
Quanto a hiatos e falando há dias com um competente investigador, fiquei a saber do encerramento do arquivo histórico da CML cujo acervo é importantíssimo. Segundo me contaram, encontra-se literalmente entregue aos roedores...
Há ainda a realçar 'misteriosos desaparecimentos' de documentação importante relativa aos séculos XVIII-XIX que se encontrava encaixotada e numerada em edifícios históricos (públicos).
Tudo isto me deixa apreensiva.
Não sei nada do arquivo, mas irei perguntar a quem.
Temos que aprender a salvaguardar melhor o nosso património, sim. Partilho a tua apreensão.
Olá T,
Pelos vistos há mesmo quem se preocupe com a salvaguarda do património. A prová-lo estão os desaparecimentos misteriosos da dita documentação!
Óptimo fds a todos e os meus kandandos
Bom fim de semana para si também, caro Kimbanda:)
O que são kandandos, já agora? O saber não ocupa lugar:)
Abraço:)
Olá T.
Com muito gosto em dizer-lhe que são abraços lá da minha outra terra emprestada (Angola).
Kandandos
Abraços para si também:)
Enviar um comentário