Já abriu.
Museu do ar, na Base Aérea N.º1, em Sintra.
Junta o espólio do Museu da TAP, o do Museu da ANA e aviões da Força Aérea.
Divulgar a história da aviação em Portugal, juntando a militar e a civil, é um projecto coerente que está em crescimento no actual Museu de Ar, na Base Aérea N.1, em Sintra.
Nestes projectos, são sempre grandes as dificuldades e pequenos os apoios:
- Preservar os antigos aparelhos é um investimento considerável mesmo quando se pretende apenas a sua apresentação “estática”.
- Preservá-los capacitados para voar é um investimento enorme que apresenta, sobretudo, risco de perda. Mas é óbvio que a sua acção, o voo, é o que mais interessa.
Actualmente, os aviões antigos da Força Aérea estão “pregados” ao chão na sequência dos lamentáveis acidentes ocorridos já neste século. Mas pelo mundo fora há quem neles voe e alguns dos aparelhos foram os nossos.
Em Portugal, foi criado um Portal dedicado à recolha e sistematização da informação disponível sobre a história da aviação – Voaportugal - onde se está a fazer um trabalho a todos os títulos notável.
Parece incrível mas existe um conjunto significativo de pessoas que faria o necessário para garantir um proverbial lugar como passageiro num voo de alguns minutos num avião dos anos vinte do século passado, mesmo que nenhuma seguradora queira assumir o risco.
E existe ainda muita “memória viva” para perpetuar.
Texto e Imagem de Pedro Ferreira
2 comentários:
Bela informação, T.
Não sei qual o acesso ao museu, mas a granja do Marquês (outrora pertença do Marquês de Pombal), local onde se situa a base aérea é um sítio fantástico. Comprovei-o por uma ocasião em que precisei de percorrer o local.
Se tiveres um bocadinho, só um pequeno pedido: o de acrescentares às etiquetas «Sintra».
E os agradecimentos extensivos ao Pedro Ferreira pela informação.
Tb eu estive ontem presente nessa visita integrado no grupo do "Voa Portugal" e gostei do que vi.Parabéns ao Museu do Ar e para quem gostar de aviões eu recomendo uma visitinha.
Enviar um comentário