retirado textualmente de 'o varzeense', quinzenário católico e regionalista de vila nova do ceira, com o devido respeito e agradecimento:
Até quando resiste o corpo humano
Adriano Baeta Garcia, Eng.º
Tive ocasião de verificar na minha última doença, que derivou de uma ligeira queda que dei quando aparava uma árvore no meu quintal, tendo caído desamparado do segundo degrau de um escadote ultra-leve, de que as coisas não são assim tão fáceis como parecem.
Verifiquei que atendendo às teorias de que os órgãos do corpo humano e não só, estão ainda num grau de aperfeiçoamento e que por conseguinte ainda não atingiram a perfeição, a qual atingida, ou permanecem nesta por tempo mais ou menos longo, ou se tornam estáveis ou se extinguem.
O homem passou a andar na vertical (homo erectus) e isto terá ocorrido por volta de 1.500.000-300.000 anos a.C., pelo qual temos que pagar essa ousadia de ser o único animal a andar na vertical.
A partir deste momento, momento até aí dos quadrúpedes, passamos a andar na vertical (bípedes) cujo corpo humano não estava preparado para isso.
O rol das frequentes fracturas dos membros inferiores, o casos da coluna vertebral, são disso prova, muito embora haja outros que também interferem nestas estatísticas.
Estas mudanças operaram-se ao longo de milhares de anos sem que nos apercebamos disso, mas a história e a natureza a ela ligada, são implacáveis nestas modificações.
Vila Nova do Ceira, Outubro de 2009.
estamos sempre a aprender.
na ciência e no português....
Sem comentários:
Enviar um comentário