20 de abril de 2009

TEXTO EM BUSCA DE IMAGEM OU VICE-VERSA



"Conheci um guitarrista que dizia «a minha amiga rádio». Sentia um parentesco menos com a música do que com a voz da rádio. A sua qualidade sintética. A sua voz única, distinta das vozes que a atravessam. A sua capacidade de transmitir a ilusão de gente a grande distância. Dormia com a rádio. Falava para a rádio. Discordava da rádio. Acreditava numa Terra Longínqua da rádio da Rádio. Como achava que nunca encontraria esta terra, reconciliou-se consigo mesmo a ouvir a rádio. Acreditava que tinha sido banido da Terra da Rádio e condenado a errar eternamente pelas ondas sonoras, ansiando por um posto mágico que o devolvesse à sua herança há muito perdida."

Sam Shepard em “Crónicas Americanas”

2 comentários:

teresa disse...

Quanto à imagem, aqui está um filme marcante (opinião pessoal) por nos conduzir, mesmo a quem vive noutras latitudes, à magia dos dias da rádio. O texto das Crónicas Americanas, só agora o conheci neste pequeno excerto, mas é uma boa "legenda" para o cartaz e apela à leitura.
Este post fez-me lembrar um amigo de infância da minha avó que nos visitava no passado. Apesar de ter sido há muito tempo, lembro-me de um relato impressionante que nos contou quando, em Lisboa, houve a primeira emissão radiofónica. A descrição foi tão viva, com a multidão que se aglomerou na baixa (penso que ele referiu a praça da Figueira) que me pareceu ver um outro filme a desenrolar-se.
Regressando ainda a Woody Allen, existe um cd precioso com fragmentos de banda sonora de alguns filmes. Do que aqui se apresenta, recordo o "canto do pregoneiro" (será assim que se chama?)interpretado por Carmen Miranda. Quando vi o filme, fiquei agradavelmente surpreendida por verificar que nele existia um tema cantado em português.

gin-tonic disse...

O tema da Carmen Miranda, que fala do canto do pregoneiro, chama-se "South American Way"
Está em condições de afirmar que esse sketch da canção da Carmen Miranda no "Radio Days", é um descarado plágio feito pelo Woody Allen quando viu "O Pátio das Cantigas", filme de 1942, realizado por Francisco Ribeiro. Vejam a cena do Ribeirinho com a Maria da Graça e digam de vossa justiça.
(Just jocking)!!!....