28 de março de 2009

Uma casa com vestígios de antiga beleza

Image and video hosting by TinyPic

Este edifício já votado ao abandono nos idos anos 70 teve, em tempos de PREC, determinada valência, encontrando-se na actualidade em avançado estado de degradação. Seguem as seguintes questões:
1- Onde se localiza?
2- Para que finalidade foi utilizado há cerca de 30 anos?

Respondido correctamente por CVVs (comentadores vários):
- a casa localiza-se em Sintra;
- foi utilizada na década de 70 como infantário.

9 comentários:

Anónimo disse...

A casa fica em Sintra e é um total desperdício deixá-la na situação em que está.
Perdoem-me o comentário mas penso que todas as oportunidades são boas para corrigirmos o português que usamos em locais como estes. Quando se usa o verbo haver para período de tempo no passado não se deve usar atrás porque é uma redundância. Assim o correcto seria dizer " há vinte anos foi usada como..." sem o costumeiro "atrás". Este é um dos erros mais recorrentes e ouve-se nas bocas que mais deveriam ter cuidado como falam como políticos e apresentadores de televisão. Perdoem-me este aparte!

Unknown disse...

O anónimo já adivinhou.
Esta eu também sabia. Em Sintra, Estefânia de Sintra, muito perto do Jardim da Correnteza,onde se situa agora a nova Biblioteca e faz dó ver uma casa tão bonita e tão degradada.

Relativamente ao verbo haver e o costumeiro "atrás", estou certa de que já li muito livros de conceituados autores portugueses, onde surge esta redundância.
Sou uma pessoa muito redundante e uso muitas vezes o verbo "haver + atrás", assim como: "Lá subi eu rua acima...". Adoro pleonasmos. Dão mais ênfase!Torna tudo mais vivo... Os pleonasmos existem para os usarmos (eu cá, até gosto muito de abusar dos ditos).

Faz sentido o que o anónimo disse (de facto torna-se redundante) , mas também penso no que aprendi nas aulas de Linguística: A língua é criada pelos e para os falantes. O que a maior parte dos falantes diz é o que está correcto (é claro que os Gramáticos discordam, acrescentava ela).
Pela minha parte, concordo com a minha professora de Linguística.

teresa disse...

É em Sintra, o que está correcto, o Português aqui foi redundante, nem me dei conta mas concordo com a correcção que vou fazer no post e ninguém respondeu para que fim foi utilizada há 30 anos :)

Unknown disse...

Creio que foi usada como jardim de infância.

teresa disse...

Certo, rosarinho.
Era qualquer coisa como "Creche Popular" se a memória não me falha, recordo ainda o facto de se encontrarem as janelas decoradas com colantes coloridos com as figuras da Disney:)

Unknown disse...

Penso que ainda há alguns desses papéis auto-colantes nas janelas. Ou a memória anda a pregar-me partidas?

Z disse...

Ainda há os autocolantes. Mas já se movimentam pedreiros na casa! Ficou anos à espera de resolução de questões de heranças, pelo que sei.

VV disse...

Era o Infantário Popular. Não eram só bonecos da Disney, também constavam personagens famosas dos Looney Toons da Warner.
O mais notável era o Porky Pig que sobresaía dos demais de punho erguido e chapeu maoista. Com foice e martelo e tudo ! :O)

teresa disse...

Z,
A ser verdade, ainda bem. É que tenho outras imagens de casas igualmente degradadas captadas perto deste local (só que se encontram com letreiro "vende-se").
Mano VV,
Não estarás a imaginar coisas? Só me lembro dos bonecos (singelos) sem nada desses insólitos que referes, só falta acrescentares que o Bugs Bunny tinha um bigode estalinista ou que o Speedy Gonzalez tinha um look trotskista!:)