1 de novembro de 2005

A diva da música exótica

Imaginem um ambiente de peluche vermelho, onde Hollywood se mescla com as showgirls de Las Vegas, misturem a mística das ilhas tropicais, paraísos de lagoas tranquilas, pássaros coloridos, nativas sensuais, e como fundo, um condor a trinar musica tradicional peruana.
"The birds were my inspiration since I was a little child. Each bird sings completely different. When I was six or seven years old I had a tremendous impression in my heart that the way they were singing was an inspiration for me. Some day, I said, when I grow up I'm going to imitate the songs. I never forgot the sound when I became a singer and a recorder."
Ao ouvir a diva do Lounge, Yma Sumac, estamos entre o inferno e o paraíso, em tons de mambo. Virgens do deus Sol, macacos, cataclismos, criaturas das florestas, fazem parte do imaginário impronunciável, cantado pela diva da música exótica. Descendente de imperadores Incas? Dona de casa de Brooklin? Who cares????
Zola Augusta Emperatriz Chavarri del Castillo é um ícone máximo da música, que convêm redescobrir. Diz a lenda que é uma princesa Inca, que nasceu numa aldeia perdida nos Andes, que foi treinada para ser uma das "virgens douradas incas" - adoradoras do deus Sol. Descoberta, muda-se para Lima, actuando na rádio nacional. Casa com o compositor e chefe de orquestra, Moisés Vivanco e em 46 mudam-se para os Estados Unidos, onde actuam com o seu "Conjunto Folklorico Peruano". Em 1955 a Capitol Records contratou-a - nasce assim a diva máxima do Tiki Lounge, onde uma voz impressionante se mistura com um visual e presença excêntrica.
A sua voz expressa um colorido não só vocal (tem uma capacidade vocal de 4 oitavas), como emocional. Ouvir Yma Sumac é não só o remédio mais que eficaz para um dia cinzento como uma fonte de irritação para ouvidos sensivelmente duros.
Mas Yma Sumac continua a ser uma voz feita da mesma matéria que os sonhos...ou serão pesadelos?

A ouvir:

The Ultimate Yma Sumac Collection
Legend of the Sun
Mambo
Legend of the Jivaro

Sem comentários: