Como já tinha referido, calhou descobrir a origem do meu nick... e agradeço-o ao António do Blogal. É evidente que não o sabia quando escolhi - e que nem a grafia está correcta - mas aceito e assumo a herança.
Al-Gazel (1058-1111), nome latino pelo qual ficou conhecido Al-Ghazalli - de seu nome completo Abu Hamid Ibn Muhammad Ibn Muhammad al-Tusi al-Shafi'i al-Ghazali - foi um conhecido filósofo e teólogo muçulmano, sufista, que interpretou e adaptou as teorias aristotélicas aos conceitos do islão. Mas não pensem que foram estas áreas obscuras, nas quais me perderia facilmente, que me despertaram o interesse... Nada disso, o que me deixou curioso foram outros aspectos, bem mais práticos, dos ensinamentos deste sábio.
Conta-se que, alguns desses ensinamentos, se fundamentavam em revelações secretas do próprio profeta a propósito de conversas tidas com o arcanjo Gabriel, durante as múltiplas aparições. Estas conversitas versavam sobre assuntos corriqueiros e deviam ajudar, o comum pecador, a resolver os seus problemas do dia-a dia. Numa delas, pôs-se Maomet a desabafar que, ultimamente, notava uma certa “frouxidão” para o coito com as suas muitas mulheres... ao que o próprio arcanjo aconselhou o fogoso profeta a ingerir uma mistela de pimenta, tomate e coentros.... que era tiro e queda!
Dizem ainda as lendas que a herdeira desta milagrosa mistela é a conhecida Harissa tunisina. É aproveitar, a quem necessitar!
PP: Afinal, em cima da hora, consegui ir ver o Glorioso. Embora tenha sido um jogo fraquito, é evidente que anda por aí muita inveja! Continuaremos a falar...
Sem comentários:
Enviar um comentário