5 de janeiro de 2005

Ideia soltas... e desconexas

O momento do dia que mais desejo é o fim da tarde. Sento-me no meu sítio do sofá, que já tem uma cova à minha medida, muito quentinho e perto da lareira. A pouco e pouco, as imagens vão ficando desfocadas e as vozes longínquas, até que durmo a sono solto. Depois, dizem-me que ressono, que suspiro e que chego até a sorrir, feliz.
Qualquer dia caio para a lareira… e para ali me fico.

Portalegre, o distrito onde nasci, a terra que considero minha, perdeu mais um deputado e, neste momento, o círculo eleitoral está reduzido a dois (2) deputados. Esta zona é bem o espelho máximo da imparável desertificação do chamado interior do país. Conheço bem aqueles lugares povoados de velhos e sombras dos que partiram. Mea culpa… eu fui um dos que fugiu.
Resta-nos a consolação que valemos tanto como o Resto do Mundo.

Calhou espreitar para a televisão e vi um bocadinho (… a sério, foi só um bocabdinho!) de um programa em que aparecem umas criancinhas, de 4/5 anos, a fazer umas parvoices e a dizer umas baboseiras. E também lá aparece a Catarina Furtado que, por casualidade, também diz baboseiras e faz parvoices.
Sinceramente, não alcancei o objectivo do programa.

Ao ver a posta da Maria, surgiu-me a ideia que esses devem ter sido os mesmo piratas que, em Julho de 1596, atacaram e destruiram o lendário porto de Farrobilhas e, em seguida, saquearam diversas povoações do Algarve. Em Faro terão incendiado a cidade e roubado a biblioteca. Só em S. Brás de Alportel terão sido derrotados e, segundo reza a tradição, corridos à "cacetada" até à costa.
Só é pena não ter ficado conhecida uma qualquer Maria Pita de S. Brás.
E, está visto, que os ingleses já eram uns grunhos no século XVI. Está-lhes na massa do sangue...

PP: Na semana passada fomos distinguidos como "blogue da semana" no Avatares de um Desejo. E esta, hem...?

Sem comentários: