Reinaldo Ferreira
Foto da despedida de Reinaldo Ferreira no cais, aquando do seu embarque no Flandria na alegada viagem à Rússia.
Fomos despedir-nos dele ao barco, com a família , eu, Ferreira de Castro, Rocha Martins e o indispensável fotógrafo. Muitos abraços, a esposa e o filho (que se tornaria notável poeta e morreria cedo em África) agarrados a ele com ostensivas lágrimas nos olhos.
Roberto Nobre, citado por Eduardo Sucena " O fabuloso repórter X"
Contextualizando, esta viagem à Rússia que inspirou várias reportagens na ABC, nunca existiu. Tudo partiu da própria fantasia de RF. Interessante seria descobrir quem era quem na foto. Reinaldo, o pequerrucho de pernoca gorda e sapatinho branco estava ainda longe de ser um grande poeta, ao pé da mãe Lucília. Alguém consegue identificar os outros? Talvez o RAA ou o Réprobo:)
Considero uma injustiça o esquecimento em que se encontrava esse fantástico Reinaldo Ferreira, tão fantástico na sua curta vida e nos seus próprios trabalhos, que se eu não o houvesse conhecido em carne e osso e sido muito amigo dele, duvidaria da sua existência. Ferreira de Castro, do prefácio à edição "O Táxi nº 9297", Arcádia 1974
Melhorando o post e cito: "O Roberto Nobre é o primeiro da esq., a seguir, o Ferreira de Castro; o de palhinha é o Rocha Martins; o terceiro da dt.ª é, de certeza, o Luís de Oliveira Guimarães. Há outros rostos que reconheço, mas não consigo identificar.Sobre a viagem, T: tem a certeza de que ele não esteve lá? Há quem pense o contrário, e ninguém tem provas de que a viagem não se fez, limitam-se a dizer que não, o que é pouco. Tenho um artiguelho sobre isso, inconclusivo, excepto no seguinte: no extraordinário talento -- de repórter ou mistificador -- do X.Aqui muito entre nós: estou inclinado a crer que ele terá feito a viagem, por várias razões que é descabido desenvolver aqui"Disse o RAA aqui na caixa de comentários e eu transcrevo.
Sem comentários:
Enviar um comentário