16 de novembro de 2007

O dia não importa. Os dias são monótonamente iguais e se este se destacou dos outros, foi apenas pelos factos que vou contar...
Reinaldo Ferreira

Image Hosted by ImageShack.us

Foto da despedida de Reinaldo Ferreira no cais, aquando do seu embarque no Flandria na alegada viagem à Rússia.
Fomos despedir-nos dele ao barco, com a família , eu, Ferreira de Castro, Rocha Martins e o indispensável fotógrafo. Muitos abraços, a esposa e o filho (que se tornaria notável poeta e morreria cedo em África) agarrados a ele com ostensivas lágrimas nos olhos.
Roberto Nobre, citado por Eduardo Sucena " O fabuloso repórter X"


Contextualizando, esta viagem à Rússia que inspirou várias reportagens na ABC, nunca existiu. Tudo partiu da própria fantasia de RF. Interessante seria descobrir quem era quem na foto. Reinaldo, o pequerrucho de pernoca gorda e sapatinho branco estava ainda longe de ser um grande poeta, ao pé da mãe Lucília. Alguém consegue identificar os outros? Talvez o RAA ou o Réprobo:)



Image Hosted by ImageShack.us

Considero uma injustiça o esquecimento em que se encontrava esse fantástico Reinaldo Ferreira, tão fantástico na sua curta vida e nos seus próprios trabalhos, que se eu não o houvesse conhecido em carne e osso e sido muito amigo dele, duvidaria da sua existência. Ferreira de Castro, do prefácio à edição "O Táxi nº 9297", Arcádia 1974

Melhorando o post e cito: "O Roberto Nobre é o primeiro da esq., a seguir, o Ferreira de Castro; o de palhinha é o Rocha Martins; o terceiro da dt.ª é, de certeza, o Luís de Oliveira Guimarães. Há outros rostos que reconheço, mas não consigo identificar.Sobre a viagem, T: tem a certeza de que ele não esteve lá? Há quem pense o contrário, e ninguém tem provas de que a viagem não se fez, limitam-se a dizer que não, o que é pouco. Tenho um artiguelho sobre isso, inconclusivo, excepto no seguinte: no extraordinário talento -- de repórter ou mistificador -- do X.Aqui muito entre nós: estou inclinado a crer que ele terá feito a viagem, por várias razões que é descabido desenvolver aqui"Disse o RAA aqui na caixa de comentários e eu transcrevo.

Sem comentários:

Enviar um comentário