era o vol. 4 duma colecção chamada 'scotish tradition' e recolhia o resumo de milhares de horas de gravações feitas durante muitos anos pela escola de estudos escoceses daquela universidade.
foi o deslumbramento foi total.
ao tempo já tinha feito alguns trabalhos de recolhas de música tradicional em portugal e tinha muitos dos discos por cá editados sobre o assunto, mas o primor daquela edição, com um completíssimo livro no interior, superava todas as expectativas.
e a qualidade dos músicos também.
com o tempo (e os pedidos a todos os amigos que sabia que iam a inglaterra) fui adquirindo mais alguns dos discos dessa coleção: the bothy ballads, music from the western isles, the muckle sangs ou o waulking song from barra de que vos venho falar hoje.
as waulking songs são, como o nome indica, canções de trabalho cantada pelas mulheres enquanto faziam o trabalho de 'pisar' as lãs e os tecidos caseiros necessários para proteger dos gélidos invernos das shetland ou das hebridas.
como qualquer canção de trabalho são, naturalmente, repetitivas, já que se destinam a marcar o ritmo do trabalho e a manter o bom espírito nas muitas horas que a tarefa exigia.
este waulking songs from barra era o resultado das gravações feitas na ilha de barra, nas hébridas, e principalmente com um dos nomes mais carismáticos na ilha, mary morrison.
as canções são um misto de conversas, gargalhdas, ritmo compassado e a canção como instrumento de trabalho e de partilha de bons momentos.
aqui vos deixo alguns exemplos:
1.
as jovens fionnar num festival gaélico em julho deste ano:
ouvir aqui
2.
uma homenagem às highland clearances (a deportação forçada das populações das higlands escocesas no século 18 para as zonas costeiras, de onde seriam mais tarde deportadas com as lowland clearances aqui pela voz de kate mcleed no disco music from westen isles
3.
e finalmente numa recriação no museu auchindrain crofting em argyll.
clicar aqui para ou-ver
4.
last not least, karen matheson, a voz dos capercaillie, numa waulking song de skye
aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário