Receita:Bolo Rei
"Amassam-se 250 gramas de farinha triga da melhor, com 50 gramas de fermento de padeiro ou com 25 gramas de fermento orgânico em pasta; desfeito qualquer deles num decilitro de leite morno, tapa-se bem e deixa-se a massa levedar em sítio quente, 5 a 6 horas.
À parte, deita-se num alguidar um quilo de farinha, amassando-a com 350 gramas de açúcar em pó, seis ovos inteiros, 6 gemas, 300 gramas de manteiga derretida, 1 grama de sal fino e dois decilitros de leite; devendo ficar uma massa consistente, podendo-se deitar mais leite se necessário por a farinha ser muito seca. Misturam-se as 250 gramas de farinha que se amassaram com o fermento, amassando tudo bem , e estando a mistura bem unida, juntam-se , juntam-se 150 gramas de passas, 100 gramas de cidão doce cortado miúdo, 100 gramas de ameixas de Elvas cortadas aos quartos e sem caroço, 100 gramas de amêndoa sem pele, 150 gramas de nozes cortadas aos bocados; amassa-se de novo para incorporar bem na massa todas as partes componentes, cobrindo-se com um pano e deixando levedar até aumentar o volume de metade( 6 a 10 horas).
É bom preparar a massa à noite para coser no dia seguinte. Bem levedada a massa, fazem-se bolos em coroa pondo-se no vazio do centro uma tigela ou um copo para não fechar; por cima da massa põem-se algumas ameixas de Elvas cortadas, pêras e outras frutas cristalizadas, etc, deixando repousar por duas horas, polvilhando com açúcar pilé e podendo-se pintar a massa por cima com gema de ovo.
Vai ao lume com calor forte"
Receita de Jorge Cavalheiro, 1928
(Thesouro da Cozinha I )
Sem comentários:
Enviar um comentário