8 de junho de 2006

Não há ressacas de borla

Era bom não era? Então é assim. Segundo o site da KGB Portugal, o produto baseia-se na ingestão de dois tipos de cápsulas: umas vermelhas, outras pretas. As suas características são como se segue.

Cápsula vermelha:
Dextrose – 230 mg
Ácido succínico – 125 mg
L-glutamina – 125 mg
Ácido fumárico – 50 mg
Ácido ascórbico – 30 mg


Dextrose é açúcar vulgar. Dá-se na Urgência aos indivíduos em coma alcoólico por via endovenosa, mas apenas porque estes, por vezes, entram em hipoglicemia. Ácido ascórbico é a vulgar vitamina C – para dar uma ideia, o conhecido Guronsan tem 500 mg em cada comprimido (é saborosa!). Os seus efeitos antioxidantes são conhecidos, mas na ressaca nada se demonstrou. Quanto ao resto, três aminoácidos produzidos pelo próprio organismo, não existe igualmente demonstração de que façam o que quer que seja às ressacas.

Cápsula preta:
Carbono vegetal medicinal activado – 360 mg

Este é um excelente exemplo da linguagem redonda e pseudo-científica usada neste tipo de comércio para impressionar o público. A cápsula preta, dizem-nos, é constituída por 360 mg de “Carbono vegetal medicinal activado”. Em português normal isto chama-se carvão activado, e usa-se há séculos – séculos – para combater a flatulência. Vende-se em todas as farmácias e está nas prateleiras dos produtos “naturais” dos supermercados, ervanárias e afins. Se calhar dá uma ajuda a desinchar a barriga, mas não mais...

Poderíamos ainda discutir a cor das cápsulas - vermelho vivo e preto retinto - como tendo um poderoso efeito placebo. Trata-se de um fenómeno bem conhecido e há muito descrito na literatura.

Preparados porventura análogos estão comercializados nos EUA como, por exemplo um que dá pelo nome de RU21. Há ainda outro produto descrito de nome Russian Party que suspeito seja semelhante, mas não lhe encontrei o sítio.

Leiam aqui para perceberem que a vida é dura e que também neste caso não há almoços grátis.

Única forma conhecida de evitar a ressaca: não beber demais.

As minhas desculpas por acabar com as ilusões...

Sem comentários: