6 de junho de 2006

a brand's world cup já começou


o campeonato mundial de futebol é, também, uma espécie de campeonato mundial das marcas.
as maiores marcas mundais (com algumas notaveis excepções que nunca se associaram a estes eventos, p.e. a general electric, agora ge money, e uma das marcas com maior reconhecimento mundial) vão estar a competir.
este ano as 15 marcas candidatas ao título são: adidas, anheuser-busch budweiser, avaya, coca-cola, continental, deutsche telekom, emirates, fujifilm, gillette, hyundai, mastercard, mcdonald’s, philips, toshiba e yahoo!,
parte da nata das marcas mais valiosas do mercado mundial.


com uma audiência esperada superior a 30 000 000 000 (trinta mil milhões) de tele-espectadores, mesmo que muitos serviam para adicionar a cada jogo (o mundo não tem tantos habitantes...), são muitos consumidores concentrados num pequeno ecran de televisão.
mesmo fora dos estádios e dos ecrans de televisão, a aposta nas transmissões para largas audiências através de monitores gigantes fez mobilizar criatividade e fundos de uma forma nunca vista, com a cereja no cimo do bolo: a reconstituição do estádio olímpico de berlim na potsdam platz num recinto para mais de 10 000 pessoas.
as marcas esperam, naturalmente, receber em notoriedade o que investem em publicidade e marketing.
de acordo com alguns estudos, mais de 40% dos consumidores têm mais confiança em marcas que apoiam acontecimentos desportivos de dimensão continental ou mundial.
e muitas marcas continuam com esse efeito, mesmo depois de terem deixado de ser patrocinadoras oficiais:
das 10 marcas com maior reconhecimento como patrocinadoras oficiais do mundial, 2 não o são: a nike, que figura em terceiro lugar da lista com 31% de reconhecimento, e a samsung, em 10% com 11% de reconhecimento.
mas mesmo fora da lista dos patrocínios oficiais, a nike não está fora do mundial.
muitas selecções jogam com o seu equipamento, e uniu-se à google para fazer frente à dupla adidas-yahoo!.


a notoriedade de uma marca é o seu bem mais precioso.
ser reconhecido pelo símbolo; ser lembrada quando se sente a necessidade de um dado produto ou serviço; fazer com que o consumidor se sinta parte da imagem que transmite, são bens com valor muito contabilizavel.

o campeonato mundial das marcas já começou.
a ele voltarei para ver quem passou aos quartos de final...

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