4 de agosto de 2004

Aqueles que Trabalham para Nós Andam a Roubar-nos

No tempo do Salazar (cá estou eu a falar de coisas de que não sei) os protocolos administrativos serviam para reduzir na prática os direitos e as liberdades que, poeticamente, eram declarados nas leis.

Na democracia, os protocolos administrativos serviam para justificar o emprego (leia-se tacho) a milhares e milhares de bons trabalhadores. Era necessário complicar as coisas para que fossem contratados funcionários e mais funcionários e mais funcionários.

Agora, no tempo presente, em que tudo é muito complicado, a burocracia administrativa já serve simplesmente para roubar os cidadãos e conceder prémios ilícitos a funcionários, burocratas e patrões do Estado.

Como é que se resolve isto tudo? A esquerda não pode resolver: primeiro porque mantém esta ideia idiota de que o Estado serve para criar emprego, e criar emprego não significa incentivar o investimento privado mas sim pura e simplesmente contratar gente para cargos cada vez mais inúteis na função pública. A direita em Portugal, se não fosse como é (defensora do Estado pesado e conservador e do intervencionismo e de proteccionismos vários) poderia resolver o problema implementando a única solução: reduzir o Estado e a administração pública.

Sem comentários: