15 de março de 2009

Caricatura com texto ao fundo

Image and video hosting by TinyPic

Quem é o autor destas linhas?

Abril - sinfonia da Primavera
Eu bem na sinto! Eu bem na sinto! apesar das fuligens do céu mal humorado, e da ventania que me apupa, através das frinchas das janelas. Uma pulsação vigora as alamedas, nas ascendências inexauríveis da seiva, rebentando em folhagens de contextura fina, por forma que já não é ficção o caso do homem que ouvia crescer erva nos campos, visto que eu há quinze dias oiço, no recanto de parque aonde vivo, sob uma umbela vermelha de paisagista, o burburinho da natureza que se revigora e emplumesce, numa dessas orgias de cor que faziam rir o olho azul de Rousseau, e punham emoções na palidez fatigada de Huet, o paisagista da ilha verde de Seguin.
A esta hora, por esses campos, nem vocês imaginam o que os melros dizem de alegre, e o que as borboletas vivem de contentes. Os murmúrios da água,que pelos regatos vai, como um sangue robusto, espalhando juventudes na cultura, dizem às velhas árvores histórias de uma suavíssima poesia; e pelos ramos tufados de verdura húmida, tenra, tamisada de cintilas solares, entra a repovoar-se a cidade dos ninhos, grande cidade moderna, com avenidas, concertos, five o'clock, toilettes de plumas, e exibições de caudas roçagantes. Ontem me dizia na tapada um velho pintassilgo...
E por esses pomares, entre sebes de silvados e canaviais, que florações simpáticas, feitas com gotinhas de néctar e salpicos de sangue arterial!

Certo, T. e gin-tonic, é Fialho d'Almeida:)

6 comentários:

T disse...

O Fialho?

T disse...

Paísa das Uvas, primeiro conto?
Bolas vou ter que ir procurar o livro.

gin-tonic disse...

Sim, T. "O País das Uvas", dedicado "À Senhora D. Maria Amália Vaz de Carvalho - Homenagem aos seus talentos de escritora, e às suas altíssima virtudes de mulher". É o primeiro conto, "Pelos Campos Abril Sinfonia da Primavera",ele chamar-lhe-ia crónica.
A caricatura era uma boa pista, Teresa, mas nada fácil, nada fácil...

T disse...

Eu tenho uma grande paixão pelo Fialho. E li há meses este País das Uvas numa belíssima edição da Frenesi. Era um homem fascinante, quer na vertente bucólica, quer satírica.
Merecia ser muito melhor conhecido.

T disse...

Verdade...ganhei queijadas?
Eu só posso ir à praça quarta-feira, por causa dos horários ditadores do VV, mas vou mandá-las sem falta. As azeitonas claro:)

teresa disse...

Acertaram ambos (a minha edição é escolar,daquelas da Ulisseia).
Quanto às azeitonas era uma brincadeira, T.:)