9 de setembro de 2009

a 'resolution 42' e o renascimento do folk britânico

Image Hosted by ImageShack.us

na sequência da ‘resolution 42’, alguns dos artistas mais envolvidos no projecto, ewan maccoll, a.l. 'bert' lloyd, peggy seeger e o produtor charles parker que com eles tinha começado em 1958 o programa 'radio ballads' (um marco na história da preservação da tradição oral britânica, e exemplo para muitas outras culturas), decidiram realizar uma digressão pelo reino unido para 'levar a todos' a sua herança cultural musical.

tanto ewan como bert lloyd eram dos maiores estudiosos da música tradicional britânica, comunicadores natos e cantores excelentes. charles parker era um produtor de excelênciae também um músico de eleição

esta digressão teve imensos reflexos na música popular britânica e foi, fortemente, um dos principais suportes do 'folk renaissance'.

não só pelas músicas que divulgaram, como pelos nomes que descobriram, já que um dos objectivos era descobrir e divulgar talentos em cada local onde parassem.

uma noite, em nottingham, descobrem uma das personagens mais fascinantes do universo 'folk' britânico: anne briggs.

o fascínio foi total e trataram de a convencer a cantar nessa mesma noite com eles.

anne briggs seguiu em digressão e realizou ainda duas gravações históricas com aquele grupo de músicos:
the iron muse e the bird in the bush.
mas anne briggs merece um capítulo especial, porque ela é mesmo muito especial.

1 comentário:

  1. Olá T,

    Não tenho postado mas tenho andado sempre por aqui, a seguir-te e a apreciar os teus posts que, como sabes, tanto admiro.

    Por isso, tens um prémio, SUPER merecido, no meu blog.

    Beijinho.

    ResponderEliminar