22 de agosto de 2009

Belle de Jour



Foi o ABS que nos deu a conhecer aqui no Dias o blog Belle de Jour, que surgiu em 2003. O seu autor é anónimo e trata da vida duma call-girl londrina, com todas as peripécias que possam imaginar.Dois livros já foram editados a partir deste blog e neste momento a série de TV que originou, Secret Diary of a call girl, vai na terceira série.
Muitas imitações deste blog se fizeram, a maioria de forma boçal e sem qualidade. Não faço a miníma ideia de quem escreve o Belle de Jour, mas fá-lo de forma talentosa sem nunca roçar o mau gosto. O que é difícil, quando se fala de sexo.
Entretanto a ver a série, dei por mim várias vezes a sorrir. A Billie Piper, entre Hannah(um palíndromo como diz sorrindo) e Belle, faz muito bem o papel e a própria narração da série é muito similar a um blog. Há sempre um público cúmplice e uma suspensão de narrativa para transmitir as normas de Belle. Quem quer seja que idealizou este argumento, conhece bem o feminino. E tem sentido de humor. Foram feitas acusações quer ao blog, quer aos livros, quer à série, de tornarem a vida de call girl apetecível e aliciante. Mas isto é ficção, não é documentário. Que se dane.

2 comentários:

  1. Boa dica, T!
    Tenho ideia de já ter lido qualquer coisa a respeito desse blogue, aqui ou noutro lado. Agora convenceste-me.
    Vou encomendar, ou não fosse eu viciada em séries de televisão em DVD (que a dita cuja quase só é ligada para as ver, ou para ver filmes, nem sei por que gasto dinheiro com a TV Cabo).

    ResponderEliminar
  2. A série é muito engraçada mesmo. E sensível. Acho que vais gostar:)

    ResponderEliminar