2 de março de 2009

A CIDADE É A EXPERIÊNCIA QUE DELA TEMOS



No número 16 da Rua Aquiles Monteverde, perto do Jardim Constantino, encontra-se o prédio com a fachada mais estreita de Lisboa, há quem diga que também é a mais estreita da Europa. Metro e sessenta de fachada, chamam-lhe o “linguiça”.
Há alguns anos que está para demolição, entalado entre dois prédios, também há muito, para demolição.
Imagina sempre, quando se sabe que hoje há aparelhos de televisão com mais de um metro e sessenta, a engenharia doméstica que foi necessário criar para se viver em casas tão estreitas.
Mas foi possível. Gostaria de ouvir histórias de como foi esse viver mas, já não vai ser possível.
O "linguiça" é o que tem na porta aquele X feito com tábuas.

3 comentários:

  1. quando trabalhava no largo do leão, passei muitas vezes por esse prédio.
    a frente do prédio é mais estreita que a traseira, tal como a frente do prédio do lado esquerdo é muito mais larga que a traseira.
    um dia destes postarei a foto desses dois prédios e do jardim nas suas traseiras

    ResponderEliminar
  2. http://diasquevoam.blogspot.com/2008/03/para-mademoiselle-joana-o-prdio-mais.html

    ResponderEliminar
  3. Curiosamente vive nesta zona da cidade desde que se lembra do que é lembrar, mas só há cerca de dois anos, em conversa com um amigo, que mora na Rua de Arroios, tomou conhecimento da sua existência e desde logo tudo aquilo lhe fez alguma confusão. Percebe agora como o viver era possível por ali – o prédio alarga na parte das traseiras.
    De todo desconhecia que o “linguiça” já tinha sido abordado no blogue. Já mais de uma vez esboçou o navegar para os tempos que estão atrás da sua entrada mas ainda não concretizou.

    ResponderEliminar