A chuva traz alguma lembranças. Evoco José Gomes Ferreira com a sua branca cabeleira de poeta. Observei-o por diversas vezes no autocarro, nos jardins da cidade. Ostentava sempre a expressão de quem, em permanência, criava os seus versos a trazerem-nos imagens do quotidiano. Não se limitavam as palavras a meros registos de observação externa, pois existia sempre o elo entre a paisagem urbana e os sentimentos da criatividade.
Recordo ainda Ary dos Santos, imponente, excessivo, no coliseu, a assistir a um concerto do cantor Patxi Andion.
E porque a chuva hoje nos invade sem que dela nos possamos alhear e o estudo fará sempre parte da caminhada, aqui ficam dois registos marcantes para quem rabiscou estas linhas e sente gosto na partilha:
Dia de chuva na cidade
Dia de chuva na cidade
triste como não haver liberdade.
Dia infeliz
com varões de água
a fecharem o mundo numa prisão.
E alguém a meu lado com voz múrmura que diz:
"está a cair pão"
Ah! que vontade de gritar àquela criança seminua
sem pão nem sol de roupa:
"Eh! pequena! Deita-te na rua
E abre a boca..."
Dia em que urdo
este sonho absurdo.
José Gomes Ferreira
Estudar é muito importante, mas pode-se estudar de várias maneiras...Muitas vezes estudar não é só aprender o que vem nos livros.Estudar não é só ler nos livros que há nas escolas.É também aprender a ser livres, sem ideias tolas.Ler um livro é muito importante, às vezes, urgente.Mas os livros não são o bastante para a gente ser gente.É preciso aprender a escrever, mas também a viver, mas também a sonhar.É preciso aprender a crescer, aprender a estudar.Aprender a crescer quer dizer:aprender a estudar, a conhecer os outros, a ajudar os outros, a viver com os outros.E quem aprende a viver com os outros aprende sempre a viver bem consigo próprio.Não merecer um castigo é estudar.Estar contente consigo é estudar.Aprender a terra, aprender o trigo e ter um amigo também é estudar.Estudar também é repartir, também é saber dar o que a gente souber dividir para multiplicar.Estudar é escrever um ditado sem ninguém nos ditar;e se um erro nos for apontado é sabê-lo emendar.É preciso, em vez de um tinteiro, ter uma cabeça que saiba pensar, pois, na escola da vida, primeiro está saber estudar.Contar todas as papoilas de um trigal é a mais linda conta que se pode fazer.Dizer apenas música, quando se ouve um pássaro, pode ser a mais bela redacção do mundo...Estudar é muitomas pensar é tudo!
José Carlos Ary dos Santos
Por que utiliza tanta cor no que escreve ou transcreve, Teresa? (Se não for abuso a pergunta.)
ResponderEliminarEStá quase totalmente bem:)
ResponderEliminarSo falta escolher o link que se chama hotlink for websites. Desactive o vistozinho que se vê a meio da página. Selecciona a frase com o cursor, fica a bold e depois control c e control v no post.
Pode em alternativa usar o Picasa, que é uma aplicação de imagem muito gira, fácil e cheia de potencialidades e permite postar directamente.
Quanto às cores, use as que quiser:)
Assim de repente ficou a pensar que também gostaria, algumas coisas, de postar a cores. Mas, desgraçado! - já tem tantas dificulades a preto e branco que é melhor não se por a inventar.
ResponderEliminarJosé Gomes Ferreira, chuva, "uma melodia de silêncio que ninguém mais ouve senão eu."
Quanto ao Ary, a citação remete-o para uma das mais interessantes canções infantis, área em que a qualidade não abunda. Trabalho conjunto com Fernando Tordo e Paulo de Carvalho.
Existe também "Os Operários de Natal" mas isso guardará para as ensaboadelas natalicias que irá impingir aos viajantes do "Dias Que Voam".
Risos.
Priivate jok:
ResponderEliminarJá ouviu aquela canção que a T. pôs agora a rodar no gira-discos. Mas ainda não consegue trauteá-la.
Nabices...
Talvez lá chegue... somewhere over the rainbow...
Caro anónimo,
ResponderEliminara sua pergunta não é abuso e passo a explicar, trata-se de uma opção "gráfica". Como me incomoda ver a "mancha dispersa" e os textos são de diversas origens, a cor separa as autorias, os títulos, as estrofes, etc., separando o itálico algumas reflexões mais ou menos superficiais (não sei se me expliquei com clareza).
Para a T,
ainda não cheguei à "positiva", mas sou persistente(risos)
Gin,
conhecia há muito este texto do Ary, embora não soubesse que o mesmo tinha sido musicado (com ou sem qualidade). Conheço só um ou dois temas do trabalho discográfico referido no seu comentário.
"Somewhere over the rainbow" para mim merece nota (quase máxima), bem como "O Feiticeiro de Oz":)
Trata-se da letra da canção "Aprender a Estudar" musicada pelo Fernando Tordo e interpretada pela Henriqueta Maya e pelo Fernando Tordo Faz parte de um single TLS 017 intitulado "Duas Cantigas da Loja do Mestre André", produção da "Toma Lá Disco". A outra canção chama-se "As Lições do Dr. Macação" com música e letra do Paulo de Carvalho.
ResponderEliminarEra um projecto interessante mas uma má gestão de egos, pensa ele, deitou tudo a perder. Lamenta-se porque é importante a existência de autores que não pretendam fazer das crianças atrasados mentais, como a esmagadora maioria das canções infantis que por aí pululam...
Gostei destas lembranças evocadas ao som chuva.
ResponderEliminarCom toda a clareza! O que a levava a esta opção gráfica era exactamente a pergunta.
ResponderEliminarObrigada :)
E como é que posso ter acesso a essa versão de "Aprender a Estudar", musicada pelo Fernando Tordo e interpretada pela Henriqueta Maya e pelo Fernando Tordo. Sei que faz parte de um single TLS 017 intitulado "Duas Cantigas da Loja do Mestre André",da discográfica "Toma Lá Disco"? Gostaria tanto! Já tive, emprestei, perdi...
ResponderEliminarComo poderei ter acesso à versão "Aprender a Estudar",de Ary dos Santos, musicada pelo Fernando Tordo e interpretada pela Henriqueta Maya e pelo Fernando Tordo. Sei que faz parte de um single TLS 017 intitulado "Duas Cantigas da Loja do Mestre André", da discográfica "Toma Lá Disco"?
ResponderEliminarE como é que posso ter acesso a essa versão de "Aprender a Estudar", musicada pelo Fernando Tordo e interpretada pela Henriqueta Maya e pelo Fernando Tordo. Sei que faz parte de um single TLS 017 intitulado "Duas Cantigas da Loja do Mestre André",da discográfica "Toma Lá Disco"? Gostaria tanto! Já tive, emprestei, perdi...
ResponderEliminarE como é que posso ter acesso a essa versão de "Aprender a Estudar", musicada pelo Fernando Tordo e interpretada pela Henriqueta Maya e pelo Fernando Tordo. Sei que faz parte de um single TLS 017 intitulado "Duas Cantigas da Loja do Mestre André",da discográfica "Toma Lá Disco"? Gostaria tanto! Já tive, emprestei, perdi...
ResponderEliminar