Partindo do post do ricardo:
concordo que não se deve liberalizar a cannabis por razões terapeuticas se existem medicamentos no mercado portugues que têm o principio activo delta-9-tetrahidrocannabinol (THC).
nao concordo com a opiniao que a cannabis é a porta de entrada para as drogas "duras". Se perguntarem a um toxicodependente, se ele já fumou cannabis, certamente responderá que sim. Agora, dizer que quem fuma cannabis inevitavelmente irá parar às drogas "duras" é ridiculo. Grande parte dos meus amigos ja fumou pelo menos uma vez cannabis e nenhum deles foi parar às drogas "duras". Eu já fumei varias vezes cannabis e não fiquei com a minima vontade de experimentar drogas "duras".
concordo que a cannabis faz mal à saude sendo o rol de maleitas escrito pelo ricardo, mais ou menos fundamentado.
No entanto, basear os argumentos da sua não liberalização no principio que é um produto que potencialmente faz mal à saude é errado. (Digo potencialmente porque é altamente improvavel que se alguem fumar um unico charro lhe aconteça algo grave a nivel de saude.) Utilizando o tabaco como exemplo, este faz mal à saude (sendo altamente improvavel que alguem morra de cancro do pulmao se fumar um unico cigarro) mas é legal no nosso país e aceite socialmente.
O mesmo argumento que apoia a nao liberalização da cannabis pode ser usado inversamente para o tabaco.
A razao que me parece obvia para liberalizar a cannabis é poder controlar a sua venda.
Num cenario em que o estado vende cannabis de qualidade controlada a preço mais baixo que a cannabis vendida ilegalmente, o trafico desta substancia seria erradicado pelas leis do mercado capitalista que o ricardo tanto gosta.
Uma das razoes para contrapôr este cenario é que tornaria a cannabis mais disponivel. Nao sejamos ingenuos. Quem conhece a realidade sabe que mais disponivel do que está é impossivel. Moralmente, não ha preocupações. Actualmente, o estado vende ou permite a venda de substancias potencialmente más para a saude publica (por exemplo, tabaco e alcool) e lucra imensamente com isso.
Os lucros da venda legal de cannabis deveriam ser usados para prevenção, tratamento e reabilitação. Não estou a ser utopico. Utopia é julgar-se que se pode impedir o trafico ilegal de haxixe mundialmente, numa epoca em que se elogia tanto a globalização.
Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
ResponderEliminar»
Hmm I love the idea behind this website, very unique.
ResponderEliminar»
Looks nice! Awesome content. Good job guys.
ResponderEliminar»
Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
ResponderEliminar»