a semana da música árabe começa enviesada.
este disco
embora sendo uma obra-prima feita para outra obra-prima, não é, em rigor música feita por árabes.
les paravents (the screens) é a ultima peça de jean genet.
centra a sua acção durante a luta pela independência da argélia e teve, aquando da sua estreia nos idos de 1966, após 5 anos de tentativas frustradas para ser produzido, uma noite cheia com distúrbios e polícia à mistura, a confirmar todos os receios e temores que levaram à sua não apresentação em palco antes.
as feridas da guerra ainda estavam muito vivas.
mas adiante que estamos a falar de música e não de teatro.
em novembro de 1989 foi apresentada em minneapolis esta nova produção para a qual foram convidados philip glass e foday musa suso a compor a música.
esta estranha mistura de um compositor oriundo da gâmbia, mestre da kora e compositor de excelência (trabalhou com herbie hancock, pharaoh sanders ginger baker (esse mesmo, o dos cream, dos blind face e da g.b. air force), kronos quartet, entre muitos outros) com o mestre do pós-minimalismo (e que dispensa comentários e informações adicionais sobre tudo o que já fez na música e as centenas de excelentes músicos com quem trabalhou) resultou num trabalho absolutamente deslumbrante em que a música árabe (ou de influência árabe) é levada ao olimpo dos sons.
este disco é fabuloso.
aqui podem ouvir alguns excertos da coisa....
e deliciem-se muito, que não é caso para menos.....
Sem comentários:
Enviar um comentário