Com aquela espécie de ponteiro faziam-se furos nos pontinhos, e caía um bolinha de uma cor que havia de corresponder a um chocolate. Como a Teresa e a T. referem, as prateadas e douradas valiam os melhores/maiores prémios. A criançada, e não só, adorava!:)
Mas para além destas máquinas sofisticadas existiam os sucedâneos. Lembro-me que nas lojas da minha aldeia existiam uns cartões grandes com circunferências desenhadas. Davam-nos para a mão um furador para perfurar onde nos aprouvesse, e, acto contínuo, saltava, ou melhor ficava quase sempre preso por algum segmento, um círculo com um número no verso que correspondia ao prémio. Era ao Lojista que cabia arrancar o círculo, e comprovar o número, enquanto ficávamos na expectativa. Lembro-me que alguns destes cartões tinham campos de futebol desenhados, e futebolistas de perna no ar num começo de chuto… Os chocolates, eram super amargos e sem qualidade nenhuma. Mas parece-me que existiam outros prémios para além dos chocolates. E o que valia mesmo era furar.
(Eu gostava era dos furinhos e ainda tenho a memória do sabor de alguns chocolates :-))No emprego da minha mãe, havia uma senhora com uma dessas caixinhas ;-))
A partir de uma determinada altura,só saiam chocolates muito fininhos,fininhos.O mais interessante que apanhei na minha infância foi um Coma Com Pão.Mas enfim,foi-se e ficam as memórias.
Obrigado pela sua resposta. Faz anos que procuro uma caixa destas, já viu alguma em venda nessa loja ? Se sim já na próxima Terça-feira farei uma visita para ver se ainda lá está. Obrigado mais uma vez e um Feliz Natal.
Quem a viu lá não fui eu, mas disseram-me que eles tiveram à venda há umas semanas. Se quiser contactá-los e perguntar pelo FaceBook à Nélia, talvez seja mais fácil. De qualquer forma uma ida a esta loja é sempre fantástica para quem gosta de coleccionar.
E não te saíam sempre os mais pequeninos? Comigo era fatal como o destino. Qual bolinha dourada qual quê!!
ResponderEliminarNem prateada, nem dourada. Era como o cromo número um da colecção dos rebuçados...Algo pegajosos devo acrescentar.
ResponderEliminarCristo, onde foi esta geringonça desenterrada?! Que saudades!...Tantos furinhos que fazíamos na Feira Popular...Obrigada, T. :)))
ResponderEliminarPosso perguntar como é que isto funcionava? É que da feira popular só conheci as obras de destruição... :s
ResponderEliminarCom aquela espécie de ponteiro faziam-se furos nos pontinhos, e caía um bolinha de uma cor que havia de corresponder a um chocolate. Como a Teresa e a T. referem, as prateadas e douradas valiam os melhores/maiores prémios. A criançada, e não só, adorava!:)
ResponderEliminarMas para além destas máquinas sofisticadas existiam os sucedâneos.
ResponderEliminarLembro-me que nas lojas da minha aldeia existiam uns cartões grandes com circunferências desenhadas. Davam-nos para a mão um furador para perfurar onde nos aprouvesse, e, acto contínuo, saltava, ou melhor ficava quase sempre preso por algum segmento, um círculo com um número no verso que correspondia ao prémio. Era ao Lojista que cabia arrancar o círculo, e comprovar o número, enquanto ficávamos na expectativa. Lembro-me que alguns destes cartões tinham campos de futebol desenhados, e futebolistas de perna no ar num começo de chuto…
Os chocolates, eram super amargos e sem qualidade nenhuma. Mas parece-me que existiam outros prémios para além dos chocolates. E o que valia mesmo era furar.
Obrigada pelas explicações. ;)
ResponderEliminarQue deliciosa lembrança. ;-)
ResponderEliminar(Eu gostava era dos furinhos e ainda tenho a memória do sabor de alguns chocolates :-))No emprego da minha mãe, havia uma senhora com uma dessas caixinhas ;-))
A partir de uma determinada altura,só saiam chocolates muito fininhos,fininhos.O mais interessante que apanhei na minha infância foi um Coma Com Pão.Mas enfim,foi-se e ficam as memórias.
ResponderEliminarBoa noite.
ResponderEliminarEsta caixa de furos é sua ?
Tem interesse em vender a mesma ou sabe onde eu posso conseguir uma igual ? Obrigado.
Estava em exposição no Museu de Portimão:)
ResponderEliminarProcure no Mercado de Santa Clara, na loja do Zé e da Nélia Cotrim. ( à Feira da Ladra).
ResponderEliminarObrigado pela sua resposta. Faz anos que procuro uma caixa destas, já viu alguma em venda nessa loja ? Se sim já na próxima Terça-feira farei uma visita para ver se ainda lá está. Obrigado mais uma vez e um Feliz Natal.
ResponderEliminarQuem a viu lá não fui eu, mas disseram-me que eles tiveram à venda há umas semanas. Se quiser contactá-los e perguntar pelo FaceBook à Nélia, talvez seja mais fácil. De qualquer forma uma ida a esta loja é sempre fantástica para quem gosta de coleccionar.
ResponderEliminarhttps://www.facebook.com/nelia.cotrim
ResponderEliminarMuito obrigado mais uma vez, vou perguntar se ainda têm a caixa, mas mesmo que não tenham irei seguir o seu conselho e fazer uma visita à loja.
ResponderEliminarSabiam que ainda existe? E resiste
ResponderEliminar😉