16 de novembro de 2010

carm reserva 2007, ou as boas notícias para os vinhos portugueses




há alguns anos, as notícias sobre grandes vinhos portugueses resumiam-se aos generosos e, quase exclusivamente, aos vinhos do porto.
nos últimos tempos, o esforço notável de muitos enólogos e produtores em renovar os seus vinhos de mesa, tintos ou brancos, começou a mostrar os seus frutos e as listas das mais prestigiadas revistas internacionais começam a dar uma atenção e destaque nunca antes vista aos vinhos maduros portugueses.
a insuspeita 'wine spectator' começou a divulgar a lista dos melhores 100 vinhos de 2010.
ainda não existe a lista definitiva, nomeadamente os 5 primeiros classificados, mas, pela primeira vez, que eu saiba, um vinho maduro português figura em 9º lugar.
a carm (casa agrícola reboredo madeira), notável pela sua produção de vinhos e azeites de excelente qualidade, tem o seu reserva 2007 reconhecido como um dos 10 melhores vinhos a entrar no mercado americano em 2010.
parabéns e eles e a nós que o podemos beber.

2 comentários:

  1. Desde anos os vinhos portugueses têm um lugar favorável na minha garrafeira. No entanto nos mercados belgas só pode encontrar apenas duas marcas. Mateus e as vezes vinho de Douro. Isto é o problema dos vinhos portugueses, injustamente estão desconhecidos no estrangeiro.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. dia 22 sai a lista completa, sendo que hoje saíram os 5 primeiros, a pedido de muitos comerciantes que querem reforçar as suas encomendas.
    a ver vamos o que nos trarão os 90 de baixo, já que nos 10 de cima temos este.
    um dos problema dos vinhos portugueses, é que durante muitos anos, fechados em nós próprios, achávamos que tínhamos os melhores vinhos do mundo e que os outros não eram sempre muito injustos nas suas apreciações (ficamos sempre muito contentes com umas medalhas de ouro pagam a preço de participação no jantar de entrega das ditas...).
    mas finalmente se achou que era necessários melhorar os vinhos se queríamos que fossem realmente reconhecidos pela sua qualidade.
    é isso que finalmente está a acontecer com imensos produtores.

    ResponderEliminar