21 de novembro de 2010
As cidades europeias com os maiores engarrafamentos
(imagem e recolha de informação: L'Intern@ute Magazine)
Uma conhecida empresa fabricante de GPS - a Tom Tom - publicou em recente estudo as condições de circulação automóvel nas maiores cidades europeias. Realizada através de informação colhida junto a 30 milhões de clientes, a investigação permitiu identificar as localidades onde se verifica maior aglomeração de veículos . A lista engloba 59 cidades, podendo causar surpresa o resultado quando confrontado com expectativas pessoais (sem qualquer objectividade a fundamentá-las).
Fica-se ainda a pensar se vias como a nossa 2ª circular, não serão consideradas como pertencentes à cidade... Considerando muito confuso o trânsito em grandes urbes italianas constata-se que surge em primeiro lugar Milão, já em décimo primeiro lugar...
Nenhuma cidade portuguesa consta da lista global e, por curiosidade, fica o top ten do tráfego mais intenso:
1- Bruxelas; 2- Varsóvia; 3- Wroclaw; 4- Londres; 5- Edimburgo; 6- Dublin; 7- Belfast; 8- Marselha; 9- Paris; 10- Luxemburgo.
Tudo muito bem mas nao se pode apresentar isso assim só como factor isolado. No minimo tem que ser incluida a população da propria cidade, da sua area metropolitana e um estudo de transportes publicos e a sua utilização pelos dois tipos de população. ;)
ResponderEliminarÉ possível, Maxwell... Há 3 anos a fugir a formação na área (com SPSS incluído) não me atrevo a opinar sobre a matéria. Da leitura do artigo, penso que os autores se cingiram ao número médio de veículos pessoais em circulação. No entanto, muitas destas cidades referidas parecem - numa óptica algo impressionista - possuir uma boa rede de transportes públicos:)
ResponderEliminar