14 de setembro de 2010

Um portentoso objecto

Image and video hosting by TinyPic

... E em maré de adivinhas, pergunto se identificarão o portentoso objecto. Poderei acrescentar que, na época da sua construção, gerou grande polémica entre as populações locais dado o seu custo ter sido elevadíssimo e, na região, muitos passarem fome. O que será este gigantesco utensílio? Talvez também possam referir a localidade onde se encontra.

Acertaram o Carlos Caria e a Luísa: trata-se de um telescópio construído no século XIX, denominado o Leviatã de Parsonstown e encontra-se no parque do castelo de Birr, na Irlanda (o seu proprietário dedicava-se à investigação científica, existindo na área do castelo um interessante Museu da Ciência com fotografias e utensílios da época).

12 comentários:

  1. Eu já pensei numa conduta de água (não tem nada a ver, mas lembrou-me uns tubos de transporte de água na zona da Régua que me deixavam de boca aberta em miúda); já pensei num ascensor, mas... não faltam cabos?!?; pensei até numa barragem/mini-hidrica.
    Não sei se me aproximo, mas... espero que alguém o faça, que é para eu matar a curiosidade que me rói de uma forma muito estranha... :D

    ResponderEliminar
  2. Penso que é uma comporta de nível!

    ResponderEliminar
  3. Muito longe das hipóteses apresentadas, Luísa.

    Coloquei aqui o desafio pois, caso me deparasse com uma imagem como esta, também estaria roidinha de curiosidade... mas talvez se leve demasiado a sério a frase «curiosity killed the cat».

    Quanto a pistas, posso dizer que a imagem não foi captada em Portugal e ainda ser este objecto algo cujo contributo em prol do avanço científico terá sido significativo. Falamos de finais do século XIX, inícios do século XX :)

    ResponderEliminar
  4. Tendo a ver com natureza e avanços científicos, não se encontra associado à água (encontra-se em terra firme)... e assim também respondo ao comentário anónimo que só agora li.

    ResponderEliminar
  5. será o mecanismo de elevar o tabuleiro de uma ponte ou algo parecido?

    ResponderEliminar
  6. Telescópio astronómico??.
    A configuração da estrutura tem a aperência do apoio a um objecto com movimento no sentido direcional do céu.

    ResponderEliminar
  7. Também pensei em algo semelhante ao Carlos CAria, mas depois pensei... e as paredes dos lados?!? E as árvores?!?

    Finais do século XIX/inícios do XX com gente a passar fome... (quase) toda a Europa...

    ResponderEliminar
  8. Quanto ao que consiste, acertou o Carlos Caria: um telescópio astronómico. Avanço com a informação de que, até 1917, foi o maior telescópio existente a fim de conseguirem indicar onde se encontra:)

    ResponderEliminar
  9. "O responsável pela criação do NGC foi Johan Ludvig Emil Dreyer. Nascido na Dinamarca, mudou-se para a Irlanda em 1874, onde trabalharia com o telescópio que ficou conhecido como o Leviatã de Parsonstown (Birr, County Offaly)). Esse era o maior telescópio da época, e continuaria sendo até 1917" (quando se deu a construção do telescópio Hooker, no Monte Wilson, perto de Los Angeles).
    Infos aqui: http://astronomia.blog.br/es/?cat=20 e aqui: http://www2.uol.com.br/sciam/multimidia/dez_telescopios_que_mudaram_nossa_visao_sobre_o_universo.html

    E com isto fiquei a perceber porque é que não é um telescópio com um telhado redondo e branquinho, como se vêem agora por aí... foi feito há "bué da time"... :D

    ResponderEliminar
  10. Para conhecerem um pouco mais de história podem seguir este link para verem e saberem sobre o Telescópio Parson.
    http://www.astromia.com/fotohistoria/parsons.htm
    Abraço
    Carlos Caria

    ResponderEliminar
  11. Muito bem, Luísa. Acertaram o Carlos Caria na funcionalidade e a Luísa na localização:)

    ResponderEliminar