30 de Setembro de 1791: Mozart termina «A Flauta Mágica»
A 30 de Setembro de 1791, Mozart termina «A Flauta Mágica». O compositor virá a falecer em Dezembro desse mesmo ano, não tendo possibilidade de saborear o sucesso da sua obra.
Ahem. Uma pequena correcção. A 30 de Setembro de 1791 A Flauta Mágica é representada pela primeira vez no Freihaus Theater. Já estava então terminada. (Esta última frase não é uma piada: era - e é - comum os compositores apresentarem versões inacabadas de obras.
PS - Mozart saboreou bem o sucesso desta ópera. Foi ele quem dirigiu a premiére. A obra foi um sucesso instantâneo de público com representações sucessivas.
Já respondi ao comentário do ABS. Como não foi do meu PC, é natural que o comentário surja em duplicado, pois não o fiz como blogger. Penso que o post, se bem que muito resumido, não contraria o comentário. Fiz adaptação de um jornal online que recebo semanalmente e passo ao respectivo copy/paste, agradecendo a informação interessante de serem as óperas muitas vezes apresentadas antes de se encontrarem concluídas: «Mozart achève La flûte enchantée qui est considérée comme l'opéra maçonnique par excellence. Cet opéra en deux actes et en allemand reçoit un bel accueil lors de sa première à Vienne. Les représentations dans les mois et les années qui suivirent furent nombreuses. Malheureusement, Mozart meurt en décembre 1791 avant d'avoir pu goûter tout le succès de son oeuvre.» Fonte: l'Intern@ute magazine
Ahem. Uma pequena correcção. A 30 de Setembro de 1791 A Flauta Mágica é representada pela primeira vez no Freihaus Theater. Já estava então terminada. (Esta última frase não é uma piada: era - e é - comum os compositores apresentarem versões inacabadas de obras.
ResponderEliminarPS - Mozart saboreou bem o sucesso desta ópera. Foi ele quem dirigiu a premiére. A obra foi um sucesso instantâneo de público com representações sucessivas.
ResponderEliminarObrigada, ABS: provavelmente a minha consulta não terá sido efectuada em fonte fidedigna. Logo que possível será rectificado.
ResponderEliminarAhem:)
teresa
Já respondi ao comentário do ABS. Como não foi do meu PC, é natural que o comentário surja em duplicado, pois não o fiz como blogger.
ResponderEliminarPenso que o post, se bem que muito resumido, não contraria o comentário. Fiz adaptação de um jornal online que recebo semanalmente e passo ao respectivo copy/paste, agradecendo a informação interessante de serem as óperas muitas vezes apresentadas antes de se encontrarem concluídas:
«Mozart achève La flûte enchantée qui est considérée comme l'opéra maçonnique par excellence. Cet opéra en deux actes et en allemand reçoit un bel accueil lors de sa première à Vienne. Les représentations dans les mois et les années qui suivirent furent nombreuses. Malheureusement, Mozart meurt en décembre 1791 avant d'avoir pu goûter tout le succès de son oeuvre.»
Fonte: l'Intern@ute magazine